01/04/2024 às 17h43min - Atualizada em 01/04/2024 às 17h43min

Debandada de vereadores ameaça representação do PSDB em São Paulo – SP

Oito vereadores tucanos pediram desfiliação do partido.

Redação
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São Paulo - SP
A crise interna no PSDB de São Paulo – SP ganha um novo capítulo com a decisão dos oito membros da bancada na Câmara Municipal de pedir desfiliação do partido. Essa movimentação marca um momento sem precedentes para a legenda na cidade onde foi fundada.
 
Com a saída dos tucanos, há o risco de o PSDB perder sua representação no Legislativo paulistano após o encerramento da janela de filiações, previsto para 5 de abril.
 
Resta apenas uma esperança para manter a representação do partido na Câmara: Carlos Bezerra Jr., atual secretário municipal de Assistência Social e vereador licenciado. Ele é o único parlamentar que pode manter os tucanos com alguma representação no parlamento.
 
A debandada já teve seus primeiros movimentos, com nomes como Aurélio Nomura (PSD), Rute Costa (PL), Sandra Santana (MDB) e Beto Social (Podemos) deixando o PSDB.
 
Outros nomes, como Gilson Barreto, Fábio Riva e João Jorge, planejam ingressar no MDB na próxima semana. Xexéu Tripoli também está entre os que deixam o partido, embora ainda não tenha decidido seu novo destino partidário.
 
Entre as motivações dos vereadores para abandonar o PSDB estão a crônica instabilidade na legenda, a falta de definição sobre a chapa de vereadores e, principalmente, a resistência em apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
 
A Executiva Municipal descartou uma coligação com Ricardo Nunes na última sexta-feira (22), abrindo espaço para a possibilidade de candidatura própria ou apoio a outro nome, com a especulação de Tabata Amaral (PSB). Diante da debandada, o presidente municipal do PSDB, José Aníbal, minimizou a situação, destacando que situações semelhantes já ocorreram no passado e o partido seguiu adiante.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp