31/12/2019 às 01h12min - Atualizada em 31/12/2019 às 01h12min

Ciro Gomes crava: Bolsonaro não chegará ao fim do mandato

Em entrevista à Deutsche Welle, Ciro Gomes afirma que Bolsonaro lidera uma “equipe de idiotas” e que não conseguirá terminar o mandato. Para ele, Congresso vem tendo papel importante de contenção perante presidente “irresponsável”.

Deutsche Welle

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência em 2018, não acredita que Jair Bolsonaro (Sem Partido) chegará ao fim de seu mandato presidencial. Em entrevista à Deutsche Welle, Ciro fez essa avaliação com base em uma combinação de fatores: o histórico pós-redemocratização, o perfil heterogêneo dos grupos que compõem o governo e as características pessoais de Bolsonaro, que lidera “uma equipe de idiotas”.

"Eu tenho repetido um palpite meu de que ele não termina o governo (...) Ele loteou o governo entre o grupo do Paulo Guedes, que tem uma racionalidade estúpida, mas dá para conversar; um núcleo de militares, cada vez mais degradada com a saída dos melhores nomes, e esse núcleo de lunáticos que controla coisas importantes, como as relações exteriores, a política de direitos humanos e a educação, para ficar com três exemplos de onde está sediada a tragédia mais grave do governo Bolsonaro. Temos esse encontro da pior crise econômica da nossa história e a incapacidade absoluta do Bolsonaro de compreender os problemas e mediar os conflitos e soluções com um governo completamente heterogêneo. Não vejo como isso possa terminar”, disse Ciro em entrevista publicada na segunda-feira (30).

Quando questionado sobre o caminho para que os setores progressistas se reaproximem do povo, Ciro criticou o PT.

“Temos um gravíssimo problema de conteúdo no campo progressista brasileiro, porque o lulopetismo corrompido aceitou o ideário neoliberal e imaginou o caminho de humanizá-lo de forma clientelista, com uma rede de proteção social baseada em políticas compensatórias, mas garantindo o essencial do modelo. E monopolizou a adjetivação ‘de esquerda’”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp