29/12/2021 às 09h54min - Atualizada em 29/12/2021 às 09h54min

Após estragos na Bahia, São Paulo, Minas e Rio de Janeiro ficam em alerta para temporais

Institutos de meteorologia avisam que tempestades devem atingir o Sudeste do Brasil nos próximos dias.

Redação
Depois de causar estragos no sul da Bahia, uma chuva forte deve chegar à região Sudeste começando na terça-feira (28) e 4 de janeiro. Outros estados da região central do país também devem ser atingidos. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura.
 
Segundo o instituto, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – fenômeno que cria um corredor de umidade entre as regiões Norte e Sudeste – deve provocar chuvas fortes e até mesmo risco de tempestades, como a que atingiu a Bahia nesta semana, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
 
O Inmet emitiu um alerta meteorológico na terça-feira, mais cedo, para a ocorrência de temporais entre a terça e a quarta-feira (29) em boa parte do território do Rio de Janeiro, na Zona da Mata mineira e em algumas áreas de São Paulo. São previstas chuvas concentradas entre 30 mm a 60 mm por hora, além de uma marca de até 100 mm por dia. Cada milímetro corresponde a um litro de chuva acumulado em um espaço de um metro quadrado.
 
Além disso, ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, também podem ocorrer. O comunicado ainda menciona a chance de queda de granizo.
 
Até 4 de janeiro, os totais de chuva deverão chegar a 200 mm na região Sudeste. As chuvas serão mais intensas no centro e sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e Vale do Paraíba e região serrana no Rio de Janeiro.
 
Já a previsão do site Climatempo afirma que a ZCAS deve vigorar por um período menor, entre 31 de dezembro e 2 de janeiro. A empresa ressalta riscos em especial para o Rio de Janeiro – RJ e Belo Horizonte – MG.

No caso carioca, deve haver acúmulo de chuva em áreas de encostas, aumentando o risco de deslizamentos de terra.
 
Já na capital mineira, além das tempestades também previstas pelo Inmet, o Climatempo destaca o risco de chuvas mais intensas entre 30 e 31 de dezembro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp