15/09/2021 às 20h01min - Atualizada em 15/09/2021 às 20h01min

CPI da Pandemia denunciará Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional por crime contra a humanidade

A denúncia terá como base principalmente a crise de desabastecimento de oxigênio em Manaus – AM e a falta de políticas para a proteção dos povos indígenas durante a pandemia de Covid-19.

A CPI da Pandemia enviará ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, uma cópia do seu relatório final, produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB), denunciando Jair Bolsonaro (Sem Partido) por crime contra a humanidade, segundo o site Congresso em Foco.

A decisão foi acertada entre Calheiros (MDB) e o grupo majoritário da comissão, chamado de “G7”, que faz oposição ao governo no colegiado.

A denúncia terá como pilares a crise de desabastecimento de oxigênio em Manaus – AM e a falta de políticas para a proteção dos povos indígenas durante a pandemia.

“No estado do Amazonas teve implantação clara da imunidade de rebanho. Chegou a ter mais de 200 mortes em apenas um dia. A população clama por oxigênio, em vez de mandarem oxigênio, mandaram 120 mil comprimidos de cloroquina. Isso é crime contra a humanidade, isso é crime grave. O relatório deverá ser enviado ao Tribunal de Haia”, disse ao site a senadora Eliziane Gama (Cidadania) nesta quarta-feira (15).

Caracteriza-se por crime contra humanidade atos deliberadamente cometidos como parte de um ataque generalizado ou sistemático contra qualquer população civil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp