05/09/2021 às 12h41min - Atualizada em 05/09/2021 às 12h41min

PSL e DEM tentam finalizar fusão, mas caciques locais resistem

Se virar realidade, nova legenda terá 81 deputados e 7 senadores.

As cúpulas do PSL e do DEM se aproximaram de acordo nesta semana para a fusão das siglas. Apesar de as conversas entre os dirigentes dos partidos estarem fluindo, ainda há resistências ao movimento, principalmente entre caciques locais do DEM.

Na terça-feira (31) houve uma reunião na casa de Antonio Rueda, vice-presidente do PSL. Compareceram, além do dono da residência:

  • Luciano Bivar – presidente do PSL;
  • ACM Neto – presidente do DEM
  • Ronaldo Caiado (DEM) – governador de Goiás;
  • Davi Alcolumbre (DEM) – senador;
  • Rodrigo Pacheco (DEM) – presidente do Senado;
  • Elmar Nascimento (DEM, mas migrando para o PSL) – deputado.

A ideia geral é “simples”: usar os fartos recursos eleitorais do PSL para tentar alavancar uma candidatura de 3ª via – daí a furar a polarização Bolsonaro – Lula é outra história.

O candidato seria o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, filiado ao DEM. Rodrigo Pacheco também deseja concorrer ao Planalto. Mas, apesar de participar das conversas sobre as fusões das siglas, é provável que dispute o cargo pelo PSD.

Caso a junção se concretize, a nova sigla teria a maior bancada na Câmara, com 81 deputados, além de 7 senadores.

A tendência é que o número de urna da eventual nova sigla seja o 25 do DEM – e o 17, do PSL, seria descartado. Não se sabe ainda qual seria o nome da possível nova legenda.

No estágio em que as conversas estão hoje, Luciano Bivar seria presidente do novo partido. Também ficariam com pesselistas os diretórios estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Caberia ao DEM a Bahia.

Os demais Estados seriam divididos de forma mais ou menos equânime, dependendo de quais seriam os nomes mais fortes das legendas para concorrer ao governo local.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp