11/08/2021 às 12h04min - Atualizada em 11/08/2021 às 12h04min

Após derrota do voto impresso, Bolsonaro volta a criticar TSE e diz, sem prova, que eleição de 2022 não será confiável

Bolsonaro quebrou compromisso feito ao presidente da Câmara de que iria aceitar o resultado caso a proposta fosse derrubada. Ele ainda mentiu ao dizer que metade dos deputados é a favor do voto impresso.

Após a proposta do voto impresso ser derrotada e arquivada na Câmara dos Deputados, Jair Bolsonaro (Sem Partido) voltou a fazer críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Junto a apoiadores, Bolsonaro também repetiu, sem provas, que a eleição de 2022 não será confiável.

Votaram a favor da proposta do voto impresso 229 deputados. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), eram necessários no mínimo 308 votos.

Outros 218 deputados votaram contra o voto impresso. E 64 deputados se abstiveram ou se ausentaram. Aqueles que não votam contribuem para a derrubada da proposta, já que dificultam a chegada na marca dos 308.

Mas, aos apoiadores, Bolsonaro mentiu ao dizer que metade do parlamento votou a favor do voto impresso e que os 218 que votaram contra e os 64 que se abstiveram ou se ausentaram agiram dessa maneira por terem sido chantageados.

Bolsonaro ainda quebrou uma promessa que fez ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Lira disse que Bolsonaro lhe garantiu que respeitaria a decisão da Câmara e encerraria o assunto se o voto impresso fosse derrotado.

“Se não passar, há um compromisso do presidente da República – e isso ficou claro – de que cumprirá, de que aceitará o resultado do plenário da Câmara dos Deputados. É isso que eu espero”, afirmou Lira na noite de terça-feira (10).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp