27/04/2021 às 12h58min - Atualizada em 27/04/2021 às 12h58min

CPI da Pandemia confirma Omar Aziz como presidente e Renan Calheiros como relator

Fracassou a manobra do governo Bolsonaro de impedir a eleição do senador Omar Aziz (PSD) como presidente e a nomeação de Renan Calheiros (MDB) como relator da CPI da Pandemia. Senadores bolsonaristas dificultaram o andamento da sessão, mas foram derrotados e Aziz foi eleito presidente com 8 votos. “Vamos buscar a verdade, seja contra quem for”, disse Aziz.

A manobra do governo Bolsonaro de impedir a eleição dos senadores Omar Aziz (PSD) de Renan Calheiros (MDB) para a presidência e relatoria da CPI da Pandemia, respectivamente, falhou apesar dos bolsonaristas tentarem dificultar o andamento da sessão de instalação do colegiado.

Aziz teve 8 votos contra 3 de Eduardo Girão (Podemos). O vice-presidente da CPI será o senador Randolfe Rodrigues (Rede), autor do requerimento para criação da CPI. “Vamos buscar a verdade, seja contra quem for”, afirmou o senador do PSD.

Pouco após o início da sessão de instalação da CPI, o senador Eduardo Braga (MDB) informou que o desembargador Francisco de Assis Betti, presidente em exercício do TRF-1, havia derrubado uma liminar que impedia que o Renan assumisse a relatoria do colegiado, o que frustrou a manobra da base governista que não desejava que o emedebista ficasse com o cargo.

Um dos principais comandantes do centrão, Ciro Nogueira (PP), também pediu que os trabalhos fossem suspensos alegando que alguns membros da CPI da Pandemia também integram outras comissões parlamentares de inquérito. A alegação de que a situação feria o regimento interno da Casa não foi aceita pelo senador Otto Alencar (PSD), que comandou a sessão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp