30/03/2021 às 08h55min - Atualizada em 30/03/2021 às 08h55min

Ministro da Justiça é ligado à Bancada da Bala e amigo íntimo de Flávio Bolsonaro

Escolhido por Jair Bolsonaro para comandar a pasta da Justiça, o delegado federal Anderson Gustavo Torres assessorou o ex-deputado Fernando Francischini (PSL), um bolsonarista radical. Foi em comissões da Câmara que o novo ministro se aproximou da Bancada da Bala. O delegado também é amigo pessoal de Flávio Bolsonaro e ligado ao clã.

Escolhido por Jair Bolsonaro (Sem Partido) para comandar o Ministério da Justiça no lugar de André Mendonça, o delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres é identificado com o setor mais extremista do Congresso, a chamada Bancada da Bala.

O novo titular da pasta, que deixará a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, atuou durante anos como chefe de gabinete do ex-deputado federal Fernando Francischini (PSL), um dos primeiros parlamentares no Congresso a defender, em 2018, a campanha de Bolsonaro ao Planalto. Francischini é um bolsonarista radical, de extrema-direita.

Torres assessorou Francischini em comissões da Câmara como a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Fiscalização Financeira e Controle, além de Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMIs).

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, foi nas comissões que o novo ministro se aproximou da Bancada da Bala.

No ano passado, quando aconteceram manifestações de bolsonaristas que pediam o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso, Torres foi acusado por opositores do governo federal de não adotar, enquanto secretário Segurança Pública do Distrito Federal, medidas mais duras contra os atos antidemocráticos.

O delegado também é amigo pessoal do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), e frequenta a “cozinha” do clã Bolsonaro, de acordo com informação publicada pela coluna de Guilherme Amado na revista Época.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp