18/12/2020 às 20h06min - Atualizada em 18/12/2020 às 20h06min

PT, PCdoB, PSB e PDT aderem ao bloco de Maia na disputa pela presidência da Câmara

Partidos já haviam decidido vetar eventual apoio a candidato de Bolsonaro. Rodrigo Maia ainda não anunciou quem apoiará, mas cotados são Aguinaldo Ribeiro (PP) e Baleia Rossi (MDB).

O PT, o PCdoB, o PSB e o PDT informaram nesta sexta-feira (18) que decidiram aderir ao bloco do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), na disputa pelo comando da Casa.

Esses quatro partidos já haviam anunciado na quinta-feira (17) veto a qualquer candidato apoiado por Jair Bolsonaro (Sem Partido).

Com o anúncio desta sexta-feira, o bloco será composto por 11 legendas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. O anúncio foi feito na Câmara por Rodrigo Maia e lideranças desses partidos.

Rodrigo Maia ainda não anunciou quem apoiará, mas os nomes cotados são os dos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Baleia Rossi (MDB).

A eleição para presidente da Câmara será em fevereiro do ano que vem. Até agora, dois deputados já anunciaram candidatura: Arthur Lira (PP) e Luciano Bivar (PSL).

Bivar participou do anúncio dos partidos nesta sexta-feira, e Lira é um dos principais articuladores do “Centrão” e conta com o apoio de Jair Bolsonaro.

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse que o PT tomou a decisão de integrar o bloco, mas que irá sugerir um nome para ser o candidato do bloco.

“Temos muito respeito. Aguinaldo, Baleia Rossi, mas a oposição construirá um nome para apresentar ao bloco como alternativa”, disse.

Os partidos já tinham sinalizado que poderiam apoiar um nome escolhido por Maia, mas faltava o PT definir posição.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp