03/09/2020 às 17h41min - Atualizada em 03/09/2020 às 17h41min

Comunicação interna: 6 dicas para motivar seus funcionários

O processo em questão consiste, como se sabe, na recepção dos novos funcionários, permitindo que eles se integrem com os colaboradores mais antigos, que conheçam melhor o ambiente de trabalho e que percam a ansiedade e a timidez que geralmente fazem parte do início da jornada em uma nova companhia.

Visto que a integração inicial entre os novos e antigos colaboradores atua na motivação, no bem-estar e na retenção de talentos, muitas empresas buscam maneiras de como fazer onboarding de forma adequada e memorável.

O processo em questão consiste, como se sabe, na recepção dos novos funcionários, permitindo que eles se integrem com os colaboradores mais antigos, que conheçam melhor o ambiente de trabalho e que percam a ansiedade e a timidez que geralmente fazem parte do início da jornada em uma nova companhia.

Em outros momentos, a “cerimônia de boas vindas” era mais séria, com assinatura de papéis, repasse de normas, informe de metas, etc. Hoje, com o intuito de permitir que os novos trabalhadores se sintam mais à vontade, o onboarding se tornou humano, divertido, estratégico.

Essa é apenas uma das atitudes que podem ser tomadas para fazer com que a equipe se torne mais unida, mais apaixonada pelo que faz e mais disposta a vestir a camisa da empresa. Para saber mais sobre formas de manter os funcionários motivados, confira o material abaixo.

Conheça 6 dicas para motivar seus funcionários

A primeira, como já comentamos, está na prática do onboarding. O processo deve durar pelo menos uma semana e contar com um cronograma inteligente, criado pelo RH da empresa. Desta forma, é possível acompanhar a rotina dos novos funcionários e, ao final desse período de adequação, fazer uma reunião de feedback.

Outras formas de motivar os funcionários incluem:

Promover reuniões de feedback constantes

Nem todo mundo se sente à vontade para falar, em reuniões abertas, sobre a sua percepção acerca do trabalho que tem sido feito coletivamente, sobre a postura do líder ou sobre a cultura da empresa como um todo.

Uma boa maneira de entender quais são os elementos que têm provocado aumento do turnover, altos índices de absenteísmo ou resultados insatisfatórios é através de conversas frequentes, feitas individualmente com membros da equipe.

Ao ouvi-los, é possível elencar os elementos e atitudes que têm funcionado e o que não está dando certo e, assim, tomar decisões que colaborem para o aumento da produtividade, para a diminuição do estresse no ambiente de trabalho e para a retenção de profissionais extraordinários.

Oferecer benefícios competitivos

Um bom vale-refeição, um plano de previdência privada e um plano de saúde empresarial são três benefícios que fazem toda a diferença e que são capazes de manter os trabalhadores motivados e dispostos a permanecer no mesmo lugar por muito tempo.

Algumas companhias optam também por planos de descontos em academias e estabelecimentos do gênero. Embora sejam benefícios interessantes, é claro, a tríade saúde-previdência privada-alimentação tende a ser a predileta.

Apostar em alguns eventos divertidos, como um happy hour às sextas-feiras

Especialmente se o cotidiano é agitado, com excesso de informação, velocidade e certa dose de estresse, é preciso cultivar boas relações entre os colaboradores, estimular as equipes a conversarem de forma mais empática e gentil e, sempre que possível, criar um espaço de relaxamento.

Enviar pequenos presentes, como docinhos, criar uma mesa de café da manhã diferenciada uma vez na semana ou estabelecer que toda sexta-feira tem happy hour, com cerveja ou refrigerante e salgadinhos, são exemplos de como aliviar a rotina.

Fazer dias temáticos ou dias de trabalho remoto

Trata-se de algo comum em muitas companhias de telemarketing, em escolas, cursos de inglês e similares. Em algumas datas do ano, como o Halloween, o ambiente de trabalho pode ser decorado e preenchido com comidas típicas.

Vale criar pequenos concursos, com premiação - que tal um tíquete para jantar em um bom restaurante para a melhor fantasia? Dessa maneira, você engaja os seus trabalhadores em uma atividade diferenciada e promove descontração.

Outra opção, que não tem a ver com o dia temático, mas também é “um evento”: dias de trabalho remoto. Se for possível que seus funcionários trabalhem à distância, verifique quem se interessa e monte um pequeno cronograma.

O home office, que costumava causar bastante estranheza, colabora para a diminuição do estresse, ajuda a aliviar o cansaço e atua na manutenção da qualidade de vida dos trabalhadores.

Oferecer experiências imersivas diferenciadas

Por fim, muitas empresas têm apostados em eventos, como dias de massagem, yoga ou práticas de ginástica laboral.

Ainda que ocorram de forma espaçada - talvez uma vez por mês ou uma vez por trimestre; tudo depende do caixa da empresa e das possibilidades -, são eventos que tendem a chamar a atenção dos colaboradores.

Além de ajudar no foco e na motivação (afinal, após momentos de relaxamento ou depois de um bom alongamento, a tendência é que os colaboradores voltem mais atentos e dispostos), quebra a “mesmice” do dia a dia e permite a renovação do interesse no trabalho feito coletiva e individualmente.


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