29/05/2024 às 13h45min - Atualizada em 29/05/2024 às 13h45min

Feriadão: vai pegar a estrada? Confira dicas de ortopedista para uma viagem segura e confortável

Milhares de pessoas estão pegando a estrada neste momento para curtir o feriado prolongado. Especialista do Vera Cruz Hospital, em Campinas – SP, sugere atitudes simples que permitem que o percurso seja mais agradável e seguro para uma boa viagem.

Redação
Foto: Matheus Campos – Prof. Dr. José Luís Zabeu, chefe do Serviço de Ortopedia do Vera Cruz Hospital, em Campinas - SP
Estradas lotadas para aproveitar o feriado prolongado exigem atenção redobrada e alguns cuidados a mais. O Prof. Dr. José Luís Zabeu, chefe do Serviço de Ortopedia do Vera Cruz Hospital, em Campinas – SP, e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), sugere sete dicas bem simples que auxiliam a reduzir o estresse na direção e a promover a segurança. Aproveite!
  • Descanse bem antes de pegar a estrada: o dia anterior a uma longa viagem é decisivo para a qualidade e segurança em todo o percurso. Então, a orientação é uma noite de sono longo e profundo; junto a uma boa alimentação. 
  • Defina seu caminho antes de partir: mesmo com a ajuda de aplicativos de GPS, saber previamente o caminho gera menos estresse e evita que se fique o tempo todo olhando para a tela. “A atenção ao trânsito somada aos olhos atentos à tela gera um grande cansaço e representa um risco. Compartilhe com alguém de sua família ou amigos seu itinerário; caso surja algum imprevisto, isso pode ser útil e a pessoa ao lado auxiliar no caminho correto”, indica o médico. 
  • A posição do banco, da direção e dos espelhos precisam ser muito bem checadas. Conforto e visibilidade são prioridades de segurança e prevenção de dores e cansaço excessivo. 
  • Se seu carro tem piloto automático, use e abuse. “O acelerar e frear diante do risco de radares acaba por sobrecarregar o carro e o motorista, gerando fadiga e estresse desnecessários. O recurso é uma boa opção para evitar multas e o risco da alta velocidade”, sugere. 
  • Paradas para descanso e abastecimento: ajudam muito a prevenir desconfortos pelo corpo e a despertar o cérebro diante de um trajeto muito monótono. "Idealmente, deve-se parar a cada 2 horas; e 10 minutinhos bastam para o corpo dar uma boa despertada. Aproveite para caminhar e fazer um pouco de alongamento nesses intervalos". 
  • Itens fundamentais para uma boa atenção ao trânsito: deixe ajustados a playlist de música, o trajeto no aplicativo de GPS, a garrafinha de água, o lenço de papel e o lanche rápido. “Muitos acidentes ocorrem nessas distrações. E, obviamente, jamais fique checando o celular ao longo do trajeto. Isso é para ser feito nas paradas”. 
  • Minimize problemas prévios: se você tem problemas de circulação nas pernas, principalmente varizes, uma boa ideia é usar meias elásticas e procurar exercitar bastante os pés ao longo da viagem. Se seu problema é na coluna, um bom apoio lombar (algo que “empurre” levemente o abdome para frente) é fundamental. “Caso tenha problemas nos ombros, busque uma postura em que os cotovelos fiquem apoiados e os braços não muito abertos. Por fim, use o encosto da cabeça em alguns momentos para evitar a sobrecarga aos músculos do pescoço”, conclui Zabeu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp