09/10/2019 às 22h32min - Atualizada em 09/10/2019 às 22h32min

Biden mostra apoio ao impeachment de Trump pela primeira vez

Pré-candidato democrata está no centro do caso que levou à abertura de uma investigação contra o presidente dos EUA.

O ex vice-presidente dos Estados Unidos e favorito para enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020, Joe Biden, se manifestou nesta quarta-feira (9) a favor do processo de impeachment contra Trump. Segundo Biden, o presidente americano “traiu” o País e violou seu juramento.

“Para proteger nossa Constituição, nossa democracia, nossos princípios fundamentais, (Trump) deve ser objeto de um processo de destituição”, disse o vice de Barack Obama durante um comício, que tem sido acusado reiteradamente por Trump por corrupção.

Biden ainda acrescentou que Trump “pisoteia na Constituição e não podemos deixá-lo escapar com isso”. Para o democrata, Trump “não vê limites aos seus poderes”. Ele publicou um vídeo de seu discurso em sua conta no Twitter.

“Um procedimento de destituição não se trata somente do que o presidente fez, mas também da ameaça que ele representa ao País se lhe é permitido permanecer no cargo”, acrescentou.

Biden é um dos elementos centrais do caso que culminou na abertura de uma investigação na Câmara dos Deputados contra Trump.

A denúncia anônima de um whistleblower do governo americano levou ao conhecimento de um telefonema que o presidente teve com o seu homólogo na Ucrânia, Volodmir Zelenski, para pressionar encaminhamento de investigações sobre Biden e a atuação de seu filho, Hunter Biden, em uma empresa ucraniana, investigada por corrupção.

Regularmente, Trump acusa seu rival democrata de ser um “corrupto”, mesmo não havendo provas.

Até esta quarta-feira, Joe Biden estava sendo mais cauteloso do que os demais candidatos democratas a Casa Branca, que há semanas pediam a abertura de um processo de impeachment contra Trump.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp