04/04/2024 às 21h14min - Atualizada em 04/04/2024 às 21h14min

Autoridade Palestina tenta se distanciar do Hamas e do Irã

Recentemente, partido de Mahmoud Abbas pediu o fim da intervenção iraniana em assuntos palestinos e criticou o grupo terrorista Hamas.

Redação
Foto: Serviço de Imprensa do Presidente da Rússia/Wikimedia Commons – Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina (AP)
O partido Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, soltou uma declaração nesta quarta-feira (3), condenando o envolvimento iraniano em problemas políticos internos da Autoridade Palestina, e pedindo o fim da intervenção em assuntos nacionais palestinos.
 
“Essa intervenção externa, particularmente do Irã, não possui outro objetivo a não ser semear o caos nas relações públicas palestinas”, diz a declaração. Ao longo do pronunciamento, o partido disse também que não autorizou a exploração do seu povo por motivos suspeitos e que não representam o interesse do povo. 
 
“O Irã é considerado um dos maiores apoiadores e patrocinadores de grupos tipicamente terroristas, como o Hamas e a Jihad Islâmica, e os ajuda por meio de suporte financeiro, armamentista e até treinamento militar”, explica André Lajst, cientista político e presidente executivo da StandWithUs Brasil. “Essa relação causa grandes preocupações para a AP, que se esforça para distanciar-se do Hamas”.
 
André também pontua que “nesse contexto, nota-se a urgência do pedido do Fatah pelo fim da interferência iraniana, com o objetivo de proteger a política palestina de influências que prejudicam a unidade e a paz na região”. Três semanas atrás, o Fatah também criticou o grupo terrorista Hamas, alegando que, ao provocarem uma retaliação militar israelense, após o ataque de 7 de Outubro, estariam restituindo uma ocupação israelense em Gaza, dizendo ser uma catástrofe pior do que o estabelecimento do estado de Israel, em 1948.
 
Lajst também ressaltou em publicação no X (antigo Twitter) que o cenário atual “demonstra o quanto o Irã tem contribuído para a instabilidade do Oriente Médio e da política internacional em geral, sendo uma ameaça não apenas à segurança de Israel, mas dos próprios palestinos”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp