07/04/2020 às 16h06min - Atualizada em 07/04/2020 às 16h06min

Trump é sócio de empresa que produz cloroquina, diz New York Times

Segundo o jornal New York Times, o presidente dos EUA, Donald Trump, que assim como Jair Bolsonaro defende uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 mesmo sem estudos conclusivos sobre sua eficácia, figura entre os acionistas da Sanofi, indústria farmacêutica francesa que detém a patente da droga.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que assim como Jair Bolsonaro (Sem Partido) defende o uso da cloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, apesar de não haverem estudos comprovando sua eficácia, figura entre os acionistas da Sanofi, indústria farmacêutica francesa que detém a patente da droga.

Segundo reportagem do jornal New York Times, um outro acionista da empresa é Ken Fisher, um dos maiores doadores de campanha para os republicanos, partido de Trump.

No ano passado, Trump afirmou que sua família possui investimentos em um fundo mútuo da Dodge & Cox, tendo como maior participação as ações na Sanofi. Um outro ponto , segundo a reportagem, é que fabricantes de medicamentos genéricos também devem lançar comprimidos de hidroxicloroquina em breve, incluindo a Amneal Pharmaceuticals, que tem como co-fundador, Chirag Patel, um integrante de um clube de golfe pertencente a Trump em Nova Jersey. Trump e Patel já foram vistos jogando juntos várias vezes desde que ele foi eleito.

Outro grande investidor da Sanofi e da Mylan, que também atua no ramo farmacêutico, é a Invesco, fundo que anteriormente era administrado por Wilbur Ross, secretário de Comércio dos Estados Unidos.

Na segunda-feira (6), Ross disse por meio de um comunicado que “não estava ciente de que a Invesco tem investimentos em empresas que produzem ‘o medicamento’, nem tenho qualquer envolvimento na decisão de explorar isso como um tratamento”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp