06/04/2024 às 12h28min - Atualizada em 06/04/2024 às 12h28min

Doações de órgãos ficam mais rápidas com autorização digital

Cerca de 8.300 Cartórios de Notas do Brasil estão atendendo as solicitações de forma digital.

Redação
Portal Brasil 61
Foto: Gpointstudio/Freepik
Mais rapidez e eficiência nas doações de órgãos. Os Cartórios de Notas do Brasil já permitem que pessoas interessadas em doar órgãos possam manifestar e formalizar a vontade de forma digital. O documento é considerado oficial e feito por meio de um formulário eletrônico disponível nos 8.344 cartórios – todos com a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Quem explica esse novo procedimento é Leandro Corrêa, diretor do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB).
 
“A autorização eletrônica de doação de órgãos tem um papel crucial aí ao registrar e formalizar o desejo do cidadão em ser um doador de órgãos. Esse processo é simples e pode ser feito totalmente digital. Para iniciar o indivíduo precisa acessar o site da aedo.org.br, emitindo o certificado notarizado; em seguida preenchendo o formulário de solicitação no site. Ele vai de forma online. E depois agendada uma videoconferência com o tabelião completando o processo de autorização de doação”, esclarece.
 
Todas as autorizações feitas ficarão disponíveis em um sistema eletrônico, podendo ser acessadas pelos profissionais de saúde para comprovar o desejo de quem faleceu. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro do ano passado cerca de 3.060 doações se efetivaram, totalizando 17% a mais em comparação com 2022, quando se atingiu 2.604. Com essa procura, a pasta informa que o resultado foi o melhor dos últimos dez anos: 6.766 transplantes foram realizados em todo o país, enquanto no ano anterior foram registradas 6.055 no mesmo período.
 
Como fazer a autorização eletrônica
As pessoas interessadas em obter uma autorização eletrônica precisam apenas acessar o site da AEDO e preencher um formulário eletrônico, que será automaticamente enviado ao cartório selecionado no momento do acesso. Em seguida, uma data será agendada pelo cartório para a realização de uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente. 
 
O cidadão poderá autorizar a doação dos seguintes órgãos: coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético. Quem teve esse gesto de amor sendo feito, agradece.
 
“Eu fiz uma campanha no Face com família, minha cidade, artistas ajudaram. E depois de tudo que a gente passou, eu vi a importância de divulgar a doação de órgãos. A doação de órgãos salva vidas. E foi isso que aconteceu com a minha filha. Ela foi salva por um gesto de amor. E agora essa novidade no cartório, podendo contribuir na divulgação da doação de órgãos, ajudando as pessoas a manifestarem sua vontade, que é muito importante”.

O relato é da Elaine Passos, Ubatuba – SP. Ela conta que tem uma filha transplantada do coração. A menina apresentou uma doença grave no coração aos 5 anos e aos 9 foi listada. Ficou um mês e 17 dias na fila e depois conseguiu receber o coração de um doador. 
 
Dados do Ministério da Saúde apontam que, com 4.514 cirurgias realizadas, o rim é o órgão mais transplantado com 66,72% dos procedimentos. Em segundo e terceiro lugar, aparecem o fígado (1.777) e o coração (323), respectivamente. Até janeiro deste ano, cerca de 41 mil pessoas aguardavam em lista por um transplante de órgãos. Deste total, aproximadamente 24.393 eram homens – e 17.165 mulheres.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp