18/02/2024 às 10h13min - Atualizada em 18/02/2024 às 10h13min

“Esta é a viagem mais importante que já fiz”, afirma Lula ao encerrar visita à África

Presidente passou pelo Egito e Etiópia, onde participou da abertura da 37ª Cúpula da União Africana.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que a viagem que fez à África é a mais importante já realizada por ele. “Essa Continua sendo uma realização extremamente importante porque eu pude falar com quase a totalidade dos países africanos que eu nunca fiz. Se eu tivesse que visitar cada país seriam 54 viagens, o que seria impossível fazer até o final do mandato”, afirmou durante entrevista coletiva em Adis Abeba, capital da Etiópia, na manhã deste domingo (18). Neste sábado (17), Lula participou da abertura da abertura da 37ª Cúpula da União Africana.
 
Segundo o presidente, a América do Sul e a África serão as regiões promissoras da nova economia global, focada na agricultura de baixo carbono e na transição energética e ressaltou a disposição do Brasil em cooperar com o continente. “Queremos devolver ao continente africano e forma de assistência, de possibilidade de desenvolvimento, o que eles nos deram em força de trabalho durante 350 anos”.
 
Lula lembrou que a maior balança comercial brasileira com países da África é com o Egito, mas que chega a apenas US$ 2,8 bilhões e que é preciso aumentar essa cifra. Ele ressaltou, também, que ao assumir a presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, o Brasil quer discutir o papel de instituições financeiras internacionais, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, no financiamento dos países em desenvolvimento. Lula defendeu que a dívida de cerca de US$ 800 bilhões dos países africanos com instituições internacionais sejam transformadas em algum investimento que beneficie a população local.
 
Lula retorna ao Brasil neste domingo. Antes de passar pela Etiópia, o presidente Lula esteve no Egito. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp