15/12/2023 às 22h00min - Atualizada em 15/12/2023 às 22h00min

Brasil retomou as obras de infraestrutura, diz Lula ao inaugurar rodovia no Espírito Santo

Contorno do Mestre Álvaro, na BR-101/ES, contou com mais de R$ 500 milhões em investimentos e vai beneficiar 2 milhões de moradores da Grande Vitória.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República – O presidente Lula com trabalhadores da obra no Espírito Santo
O Governo Federal inaugurou nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o Contorno do Mestre Álvaro, na região da Grande Vitória – ES, obra aguardada há anos pela população capixaba e pelos motoristas que transitam pela BR-101/ES. A estrada promete desafogar o trânsito de caminhões e carretas entre Serra e Cariacica, encurtando a distância entre as duas cidades em cerca de 15 quilômetros.
 
A obra inicia no km 249 da rodovia, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando à região de Chapada Grande. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cerca de 2 milhões de moradores da região serão beneficiados pelo empreendimento, que teve investimento federal de R$ 500,9 milhões e recursos do Novo PAC.
 
Íntegra do discurso do presidente Lula
 
Durante a solenidade de entrega, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ressaltou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, com o aporte de recursos para que as obras não parassem.
 
“O Brasil saiu de um período de falta de investimentos para a retomada das obras de infraestrutura de transportes. É um momento de geração de emprego, de renda, de riqueza, em que a população jamais terá que esperar décadas para ver funcionar uma das artérias de transportes mais importantes, como essa de Serra”, afirmou. 
 
O Contorno do Mestre Álvaro possui 19,7 km de extensão, foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo. 
 
Marco Histórico
A liberação do contorno para o tráfego impactará diretamente a rotina do caminhoneiro Elenilton Santos dos Anjos, que transita frequentemente pela BR-101/ES. Ele estima que as quase duas horas e meia que levava para atravessar o trecho de Serra a Cariacica serão reduzidas a 40 minutos.
 
“É um trânsito muito grande, que agora deve diminuir, e dará muita agilidade para todos. A obra é uma marco para reduzir esse trânsito, diminuir os acidentes e dar mais tempo para aproveitarmos com outras coisas”, planejou.
 
Aos 74 anos, a capixaba Ana Maria Pimentel Franco Alves reside em Serra, às margens da BR-101/ES, e definiu a conclusão do empreendimento como “sonho antigo” da população local. Para ela, o maior incômodo, além do fluxo intenso de veículos da rodovia federal, é a poluição sonora e do ar.  “Sem dúvidas, vai melhorar para todos, porque os caminhões que vão para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais não vão passar aqui por dentro, o que é um grande avanço”, avaliou. “Temos um governo engajado com as causas sociais e preocupado com a população, por isso hoje podemos celebrar que essa obra está concluída”, disse.
 
“O Contorno é uma obra de mais de R$ 500 milhões que somou esforços com recursos da bancada federal do Espírito Santo com os recursos da PEC da transição, o que garantiu que a gente levasse esse investimento adiante. Agora, o fluxo pesado dos veículos de carga sairá de Serra e passará pelo Contorno do Mestre Álvaro, deixando a BR-101 liberada para quem mora, estuda e trabalha na cidade”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
 

Preservação
Ao longo da rodovia, ainda foram construídas três vias elevadas com cerca de 2,3 quilômetros de extensão para transposição de áreas ambientalmente sensíveis, além de 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da rodovia.
 
Novo PAC
Com cerca de R$ 5,6 bilhões previstos para os próximos anos, o Novo PAC permitiu a liberação do Contorno de Mestre Álvaro, uma das principais obras do programa para o Espírito Santo. Nas intervenções elencadas pelo Governo Federal como prioridade no estado, são R$ 3,6 bilhões para rodovias e R$ 2 bilhões para ferrovias.

Entre os projetos previstos estão:
  • Construção da BR-259/ES (acesso Guandu) e da BR-447/ES (acesso Capuaba)
  • Projeto de construção do Contorno de Cachoeiro do Itapemirim, na BR-482/ES 
  • Duplicação da BR-259/ES, entre João Neiva, Colatina e Aimorés
  • Projeto de duplicação da BR-262/ES 
  • Estudo de novas concessões da EF-118 – Rio-Vitória

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