24/10/2023 às 09h52min - Atualizada em 24/10/2023 às 09h52min

Lula diz que Governo Federal vai agir para garantir a segurança no Rio de Janeiro – RJ

Presidente participou do programa Conversa com o Presidente, no Canal Gov.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a violência no Rio de Janeiro – RJ é um problema do Brasil. Ao comentar as ações do crime organizado na noite desta segunda-feira (23), quando 35 ônibus foram queimados, Lula ressaltou que conversou com o governador do Rio, Cláudio Castro, e com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino para buscar soluções.
 
No programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov, Lula reiterou que vai conversar com o ministro da Defesa, José Múcio, para que haja mais intervenção da Aeronáutica nos aeroportos fluminenses e da Marinha nos portos da cidade. Além disso, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão atuar com mais forças. “Nós vamos ajudar o Rio de Janeiro a combater o crime organizado, a combater os milicianos e dar tranquilidade para aquele povo. Não é possível que o povo do Rio tenha que sofrer tanto com ações dos marginais”, ressaltou o presidente.
 
Lula afirmou ainda que estuda criar o Ministério da Segurança Pública para ajudar os estados na questão da segurança e criticou a liberação desenfreada de armas no governo anterior. “O que nós queremos é compartilhar com os estados a solução dos problemas que são maiores ou menores, dependendo do estado”. 
 
Conflito no Oriente Médio
Sobre o conflito entre Hamas e Israel, o presidente Lula relatou que já conversou com presidentes de diversos países para tentar um cessar-fogo e que a prioridade é garantir corredor humanitário, fornecimento de energia nos hospitais e evitar que as crianças continuem sendo mortas no conflito. Ele disse que ainda vai conversar com os presidentes da China, da África do Sul e do Catar.
 
Outra prioridade é a repatriação de brasileiros que continuam na zona de conflito. “Eu quero liberar os brasileiros na Faixa de Gaza. Nós temos brasileiros que estão querendo voltar, crianças”, lembrou.
 
Lula disse, ainda, que falou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o conflito no Oriente Médio e sobre a guerra na Ucrânia e que é preciso sentar na mesa de negociação. “O Lula vai continuar falando de paz”.
 
Políticas públicas
O presidente ressaltou que está retomando os programas sociais que foram paralisados e as entregas do Minha Casa, Minha Vida, na última segunda-feira (24), em Alagoas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Lula disse que quer fortalecer a oferta de imóveis para a classe média e anunciou que, em breve, o governo vai lançar uma bolsa para que estudantes do ensino médio não desistam da escola e consigam aprender uma profissão. 
 
Ele destacou, também, que o governo está agindo para levar ajuda para a população afetada pela seca na Amazônia e pelas enchentes no sul. “Nós estamos preparados para colocar o Governo Federal à disposição de todas que estejam precisando”, destacou.
 
Repatriação
Sobre a Operação Voltando em Paz, que repatriou 1.413 passageiros que estavam em Israel, Lula frisou que o governo não vai medir esforços para socorrer todos os brasileiros que estejam em zona de guerra.  “O que nós fizemos é dizer: ninguém larga a mão de ninguém neste país”.
 
Recuperação pós-cirurgia
Lula disse que a cirurgia no quadril foi um sucesso e que a recuperação está ocorrendo conforme planejado. Segundo ele, ainda é preciso evitar viagens pelas próximas quatro semanas.
 
Em novembro, o presidente pretende fazer viagens internacionais. Disse que vai discutir investimentos com empresário alemães, passar na Árabia Saudita para tratar de obras do Novo PAC e por, fim, chegar aos Emirados Árabes Unidos, onde será realizada a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 28. “Deus queira que os médicos me autorizem a viajar, porque estou pronto para viajar, estou pronto para discutir os problemas do Brasil e estou pronto a fazer esse Brasil voltar a dar certo, a sorrir, a gerar emprego e melhorar a vida do povo”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp