11/10/2023 às 16h45min - Atualizada em 11/10/2023 às 16h45min

Lula e presidente dos Emirados Árabes tratam da situação no Oriente Médio

O presidente do Brasil e Mohamed bin Zayed falaram por telefone nesta quarta-feira (11). Eles reafirmaram as boas relações entre os dois países e discutiram o confronto entre Israel e Palestina.

Redação
Agência Gov
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em conversa por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, nesta quarta-feira (11) afirmou que é necessário encontrar uma solução amigável para o conflito entre Israel e Palestina e evitar mortes, especialmente de civis, mulheres e crianças. O diálogo abordou uma série de tópicos cruciais para a estabilidade da região e a busca por uma solução pacífica.
 
O presidente Mohamed bin Zayed, por sua vez, expressou suas preocupações e desejou ainda uma pronta recuperação ao presidente Lula, que passou por uma cirurgia para colocação de prótese no quadril. O líder dos Emirados Árabes Unidos destacou a importância de líderes globais trabalharem em conjunto para conter a crise na região.
 
Em resposta, Lula parabenizou Mohamed bin Zayed pela ajuda humanitária aos palestinos, e propôs uma colaboração intensificada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em outubro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do conselho pelo período de um mês.
 
Os dois líderes reconheceram a importância da ajuda humanitária de ambos os países, e a necessidade de se concentrar em aliviar o sofrimento das comunidades afetadas pelos bombardeios recentes. Em um esforço para evitar uma escalada adicional da situação, concordaram em trabalhar em conjunto para promover a paz e a estabilidade na região.
 
A conversa entre os presidentes não se limitou apenas à crise no Oriente Médio. Eles também discutiram aprofundamento das relações bilaterais entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, abordando questões de cooperação econômica, investimentos e parcerias estratégicas em diversos setores.
 
Por fim, o presidente Lula afirmou que a ida à COP28, em Dubai, no fim de novembro, será a primeira viagem após a cirurgia, e destacou ainda a relevância do evento no debate das ações climáticas globais. Lula enfatizou o compromisso do Brasil em contribuir para um futuro sustentável.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp