07/10/2023 às 16h28min - Atualizada em 07/10/2023 às 16h28min

Lula afirma que Brasil não poupará esforços para evitar escalada de conflito no Oriente Médio

Em rede social, Presidente chamou a comunidade internacional para atuar em favor da solução do problema.

Redação
Agência Gov
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, neste sábado (7), em rede social, sobre os bombardeios e ataques em Israel a partir da Faixa de Gaza. Lula afirmou que “o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada de conflito” e manifestou “repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas”.
 
O presidente também expressou condolências aos familiares das vítimas do conflito. Citando que o Brasil está no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Lula disse que vai conclamar a comunidade internacional para atuar em favor da solução conflito.
 
“Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, registrou.
 
Em nota divulgada pela manhã, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil convocará reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar do conflito.
 
Leia a íntegra da mensagem do presidente:
“Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas.
 
O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp