23/09/2023 às 10h04min - Atualizada em 23/09/2023 às 10h04min

Ministra Margareth Menezes lançará Comitês de Cultura em Belo Horizonte – MG

Comitês de Cultura são a articulação territorial para promoção de ações culturais em todas as regiões e territórios do País.

Redação
Agência Gov
Foto: Cláudio Kbene/Presidência da República
Neste sábado (23), o Ministério da Cultura (MinC) anunciou o lançamento do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), com a presença da ministra Margareth Menezes. A solenidade acontecerá em Belo Horizonte – MG, no dia 29 de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da capital mineira.
 
A iniciativa vai ao encontro do compromisso firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de fortalecer o setor e ampliar o acesso à cultura em todas as localidades do País.
 
“A gente não vai apenas recriar o Ministério da Cultura. A minha ideia é criar comitês culturais em todos os estados do País para que a gente possa democratizar o acesso à cultura e a participação social”, disse Lula, em 2022.
 
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura consiste na articulação territorial para a realização de ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais em associação com um amplo campo de inteligências e tecnologias socioculturais em todas as regiões e territórios do País.
 
“O objetivo geral dos Comitês de Cultura é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, potencializar e fazer com que as pessoas conheçam a riqueza e a diversidade do que é produzido culturalmente em todas as regiões do país, fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, afirmou a ministra.
 
Agenda da ministra
Além de lançar o PNCC, a ministra da Cultura terá compromissos em Minas Gerais a partir do dia 27 de setembro, em Belo Horizonte e, depois, em Contagem. Lá, Margareth Menezes se encontra com a prefeita, Marília Campos, visita a Comunidade dos Arturos e participa da assinatura da Lei Cultura Viva Municipal e da inauguração do CEU Contagem. Já na quinta-feira, 28, a ministra estará em Mariana para a inauguração da Igreja São Francisco e do Museu da Cidade e encontro com prefeitos e prefeitas do estado.
 
Serviço
Lançamento do Programa Nacional dos Comitês de Cultura
Data: 29/09 (sexta-feira)
Hora: 16h
Local: Teatro Francisco Nunes
Av. Afonso Pena, nº 1321 – Centro – Belo Horizonte – MG
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp