29/08/2023 às 21h09min - Atualizada em 29/08/2023 às 21h09min

“O Brasil não pode ficar mais um século sendo o País do futuro, precisamos construí-lo agora”

No ‘Conversa com o Presidente’ desta terça-feira (29), transmitido ao vivo pelo Canal Gov, Lula falou sobre as principais medidas adotadas pelo Governo Federal nos últimos dias.

Redação
Agência Gov
Foto: Reprodução/Canal Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está de volta ao Brasil, após passar a última semana na África. Em sua primeira entrevista desde o retorno, Lula se reuniu com o jornalista Marcos Uchôa, na manhã desta terça-feira (29), para mais uma edição do programa semanal ‘Conversa com o Presidente’.
 
Ao abordar as expectativas em relação à nova política de valorização do salário mínimo e o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), atos sancionados nesta segunda-feira (28), Lula destacou que o diferencial da proposta é que o Governo Federal quer distribuir o resultado do crescimento da riqueza do País. 
 
“À medida que a economia cresce, esse crescimento será repartido com a população. É isso que vai nos permitir dizer que estamos começando a distribuir a riqueza do crescimento do Brasil. É assim que a gente vai consertar o Brasil”, afirmou. Para o presidente, a solução do País vai ser encontrada “quando o rico for colocado no Imposto de Renda e o pobre no orçamento”.
 
“É isso que estamos fazendo. Eu estou com muita disposição para lutar contra a desigualdade de todos os tipos: de gênero, salário, estudo, acesso à saúde. Estou convencido de que o País que a gente sonha está perto de acontecer, mas isso só poderá ser feito em um regime democrático, com a sociedade brasileira participando. O Brasil não pode ficar mais um século sendo o País do futuro. Precisamos construir nosso futuro agora”, declarou.
 
Ao lembrar sua passagem pela África na última semana, Lula destacou que o potencial do continente africano é muito grande. “Lá tem tudo por fazer. O problema é a quantidade de juros que muitos países têm que pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI). E o Brasil é importante nesse processo porque pode ajudar em agricultura, educação, saúde, atuando em cooperação. Temos que investir e trabalhar junto com esses países”, disse Lula.
 
As próximas agendas do presidente também foram citadas na entrevista. Ainda nesta semana, Lula viaja ao Piauí e avalia ir a São Paulo e Minas Gerais para falar de investimentos. No dia 7 de setembro, o presidente viaja para a Índia, onde irá participar da Cúpula de Líderes do G20, a ser realizada em Nova Délhi entre 9 e 10 de setembro. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp