19/07/2023 às 17h30min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h30min

Jader Filho detalha melhorias do Minha Casa, Minha Vida em conversa com radialistas

Durante o Bom Dia, Ministro, o chefe da pasta de Cidades afirmou que todo brasileiro merece moradia digna e melhores condições de vida.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nesta quarta-feira (19), o ministro Jader Filho (Cidades) conversou com rádios de todas as regiões do país no programa Bom dia, Ministro. O bate-papo abordou melhorias no novo Minha Casa, Minha Vida, a questão do déficit habitacional do país e as inovações implementadas para garantir acesso à moradia e melhor qualidade de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
“Nós estamos estabelecendo diálogo com movimentos sociais, governadores, municípios, iniciativa privada para fazer o programa alcançar as famílias que precisam. Já retomamos mais de 17 mil unidades que estavam paralisadas e já entregamos mais de 10 mil”, destacou Jader Filho.
 
O ministro explicou aos radialistas que o Minha Casa, Minha Vida busca não apenas construir unidades habitacionais, mas oferecer infraestrutura adequada, como saneamento básico, acesso a serviços públicos, saúde e educação, para garantir que todos tenham condições dignas de moradia.
 
O programa foi transmitido pelas redes sociais do CanalGov e nos canais abertos de rádio e TV da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ao vivo, contou com a participação de jornalistas das rádios Sociedade News FM (Bahia); Rádio Cultura (Para); Rádio O Tempo (Minas Gerais); Rádio Pampa (Rio Grande do Sul); Rádio MN FM 91,1 (Tocantins) e Rádio Difusora FM 107,9 (Paraná).
 
Acompanhe alguns dos principais trechos
Mudanças no MCMV
Todas têm que ter varanda, essa foi uma exigência do presidente Lula desde o primeiro dia, para que possa ser um ambiente mais agradável para as famílias. Outras modificações são equipamentos e materiais que estejam compatíveis com a sustentabilidade.
 
Características Sociais
Respeitamos as características sociais em todas as regiões no Brasil. No Norte e Nordeste, por exemplo, todas as unidades precisam ter gancho para que as pessoas possam atar suas redes.
 
Análise de Terreno
A localização dos terrenos agora é uma preocupação importante. Eles não podem ficar distante de centros urbanos, precisam estar próximos de comércio para que as pessoas possam comprar o que precisam. É preciso ficar perto da creche, do posto de saúde, da escola.
 
Segurança Pública
Temos dialogado com estados e municípios, retomando o pacto federativo, para que a segurança seja ainda maior. O MCMV não pode ser mais um problema, tem que ser uma solução. A questão da segurança pública é uma das principais atenções que tivemos na construção de novas portarias para o programa. A questão do tamanho do condomínio também afeta a segurança. Vimos que os condomínios que deram certos foram os que tiveram menor quantidade de unidades habitacionais. Além da segurança, cria-se um sentimento de pertencimento.
 
Financiamento Sem Entrada
A principal dificuldade é a questão da entrada. As pessoas normalmente já têm o valor da parcela, mas muitas vezes o aluguel que elas pagam é menor do que a parcela que vão pagar. Nós aumentamos o subsídio do Governo Federal de 47,5 mil reais para 55 mil reais. Desde 2017 não havia atualização no valor. Outra vantagem é que diminuímos o valor do juros, buscando prefeitura e estados para somar esforços e com isso ter a capacidade de não só zerar a entrada, como abater parte das parcelas.
 
MCMV Rural
Fizemos atualização na questão da renda e na questão dos materiais, ampliamos o número de unidades que serão contratadas, entendendo que a gente precisa tratar do pescador, ribeirinho, extrativista, pequeno agricultor, para que todo mundo tenha moradia digna.
 
Desastres Naturais
Sobre a questão de pessoas afetadas por desastres naturais, nós separamos uma quantidade significativa do Minha Casa, Minha Vida para atender pessoas que estão passando por esses problemas ou morando em áreas de risco.
 
Outras Políticas Públicas
Obviamente é necessário cuidar não só da questão da habitação, mas da mobilidade, do saneamento. É importante ouvir as características e necessidades da periferia para que possam ser feitas políticas públicas que façam sentido para essas pessoas. Entender o que a periferia pensa da questão da comunicação, educação, cultura, saúde, para que a gente possa discutir de maneira transversal com outros ministérios.
 
Déficit Habitacional
A gente só vai conseguir avançar nessa questão se o Minha Casa, Minha Vida for perene. A gente precisa ter políticas de Estado que não parem. Vamos buscar também prédios abandonados nos centros urbanos, trazendo vida pro lugar. Assim, teremos dois ganhos: deixamos as pessoas morando perto de centros urbanos, perto de escola, comércio, saúde, onde tem toda uma estrutura estabelecida. E também se revitaliza os centros históricos.
 
COP30
O principal tema das outras reuniões tem sido a Amazônia, então nada melhor do que as pessoas conhecerem para entender a problemática e as soluções. Com isso, as pessoas irão discutir as soluções climáticas que envolvem a Amazônia para entender o problema. Afinal de contas, são 30 milhões de brasileiros que vivem lá e eles precisam ser enxergados pelo mundo. O Brasil é um dos países que mais luta contra a questão do desmatamento, que tem as suas fontes energéticas de maneira renovável, mas precisamos discutir com o mundo, saber o que o mundo pensa. Essa responsabilidade não pode ser só do Brasil. Se a Amazônia ajuda a questão climática no mundo todo, o mundo todo precisa olhar para isso. As grandes potências precisam ter responsabilidade e ajudar na questão do combate, encontrar alternativas para as pessoas que moram ali.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp