27/05/2023 às 11h49min - Atualizada em 27/05/2023 às 11h49min

Presidentes sul-americanos se reúnem com Lula em Brasília – DF na próxima terça-feira (30)

A convite do presidente do Brasil, representantes de 11 países estarão no país para discutir a retomada da integração no continente.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Divulgação/Presidência da República – Palácio Itamaraty vai receber os representantes de 11 países sul-americanos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber 10 presidentes de países da América do Sul e um representante do governo do Peru na próxima terça-feira (30) para uma reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília – DF.
 
Vão participar do encontro os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela).
 
A atual presidente do Peru, Dina Boluarte, que não pode deixar o país por questões constitucionais, será representada pelo presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.
 
O evento terá duas sessões na terça-feira, no Ministério das Relações Exteriores. Depois de serem recebidos pelo presidente Lula, os presidentes participam da primeira parte do encontro, em que cada um fará uma declaração individual. Na parte da tarde, está prevista uma conversa mais informal entre os líderes sul-americanos.
 
À noite, os chefes de Estado e delegações participarão de um jantar oferecido pelo presidente Lula e pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, no Palácio do Alvorada.
 
Diálogo  
Os líderes sul-americanos atenderam a um convite feito pelo presidente Lula, que busca retomar a cooperação e a retomada do diálogo dentro do continente. Segundo a embaixadora Gisela Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), as principais pautas, além da integração, abrangem questões comuns nas áreas de saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.
 
“A ideia é retomar o diálogo e a cooperação com países sul-americanos. Identificar denominadores comuns para ver de que maneira se pode iniciar um caminho para voltar a contar com um mecanismo de cooperação puramente sul-americano. Talvez seja a única região do mundo que não tem essa instituição de diálogo”, disse a embaixadora, durante entrevista coletiva no Itamaraty, lembrando que a última vez que representantes dos 12 países se reuniram foi em 2014, no Equador.
 
“A região dispõe de capacidades e recursos que serão chaves no futuro da humanidade, como recursos naturais, água, minérios, área para produção de alimentos. Uma agenda concreta de cooperação pode ser iniciada imediatamente”, disse a embaixadora.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp