05/05/2023 às 14h16min - Atualizada em 05/05/2023 às 14h16min

Em reunião com Lula, premiê britânico Rishi Sunak anuncia investimento no Fundo Amazônia

Encontro foi o primeiro evento na agenda do presidente brasileiro em Londres, antes da coroação do Rei Charles III.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República – O presidente Lula e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (5) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em Londres. No encontro, o primeiro evento da agenda do governo brasileiro antes da coroação do Rei Charles III, Sunak anunciou que o país irá investir no Fundo Amazônia, que financia projetos de recuperação na maior floresta tropical do planeta.
 
Lula agradeceu ao premiê britânico pelo aporte e afirmou que este é o momento de “normalizar as relações entre o Brasil e o Reino Unido” e que o futuro pode trazer parcerias ainda mais importantes.
 

“Podemos fazer muito mais nas nossas relações comerciais”, disse o presidente. “Esta é a retomada das relações do Brasil com o mundo, após um período de isolamento. Temos interesse em discutir formas de aumentar nosso relacionamento comercial”.
 
No que diz respeito ao combate às mudanças climáticas, Lula destacou que “o Brasil está em todos os foros internacionais e assumimos o compromisso de zerar o desmatamento até 2030”, e que “os países ricos precisam cumprir os compromissos definidos nas COPs e os países com grandes florestas precisam receber apoio” para preservá-las.
 

O premiê britânico afirmou que a entrada do Reino Unido no Fundo Amazônia é um “reconhecimento ao trabalho e liderança” de Lula no tema da preservação ambiental. Além disso, o Brasil já é o quarto país que mais recebe recursos do International Climate Finance (ICF), o principal programa britânico para financiamento de projetos na área, com recursos de 260 milhões de libras (cerca de R$ 1,4 bilhão).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp