10/04/2023 às 19h26min - Atualizada em 10/04/2023 às 19h26min

“O Brasil voltou a ter futuro. E isso é apenas o começo”, diz Lula

Além de fazer balanço de realizações em reunião com ministros, presidente indica investimentos prioritários para os próximos meses.

Redação
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
“O Brasil voltou a ter futuro. E isso é apenas o começo”. A frase que encerrou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reunião ministerial dos 100 primeiros dias de seu mandato deu o tom da mensagem ao povo brasileiro. Mais do que fazer um balanço de três meses de trabalho, o presidente ressaltou que olha para frente. E, ao fazer isso, aponta rumos de investimentos e avanços que devem ser implantados até dia 31 de dezembro de 2026, data que encerra seu mandato.
 
Sem abrir mão da bandeira do combate à fome e do esforço de buscar proteção social à parcela mais pobre do país, Lula adiantou que o governo está atento à geração de empregos, o que classificou como sua segunda obsessão. Ele afirmou que, de agora em diante, os ministros trabalharão para retomar o desenvolvimento do país.
 
“Retomamos a capacidade de planejamento de longo prazo. E esse planejamento será traduzido em um grande programa que traz de volta o papel do setor público como indutor de investimentos estratégicos em infraestrutura. Temos mais 1.360 para seguir reconstruindo o país. E já estamos a caminho” disse o presidente, nesta segunda-feira (10) no Palácio do Planalto.
 
No campo da infraestrutura, haverá seis eixos de atuação: transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana, água para todos e transição energética. Na educação, a inclusão digital e a conectividade chegarão às escolas e ajudarão a reverter atrasos gerados pela Covid-19.
 
“Nossas crianças e jovens vão recuperar o tempo perdido na pandemia. Em conjunto com estados e municípios, desenvolveremos políticas para superar a defasagem no ensino, a evasão e o abandono escolar.  A escola de tempo integral, da creche ao ensino médio, ganhará escala. Ampliaremos vagas nas universidades e retomaremos o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que assegura a permanência dos estudantes carentes no ensino superior”, enumerou.
 
O presidente também destacou que investimentos em inclusão digital e conectividade vão ter reflexos na assistência social e na saúde.
 
“Levaremos internet de alta velocidade para equipamentos sociais, a exemplo de postos de saúde, melhorando o acesso dos profissionais e dos usuários a prontuários e exames”, disse.
 
Ainda na saúde, ele anunciou a retomada do Farmácia Popular e a implantação de uma rede de atenção multiprofissional. “Retomaremos o Aqui Tem Farmácia Popular, garantindo medicamentos gratuitos para a população, e implantaremos a rede de atenção médica especializada multiprofissional, perto do usuário que precisa de consultas, exames e cirurgias com menor tempo de espera”, listou.
 

Meio Ambiente 
Outro ponto destacado foi a importância dada ao meio ambiente e ao combate às mudanças climáticas. Nesse sentido, a meta é fazer com que o Brasil se torne um dos principais atores nesse processo de transição mundial rumo à economia verde. “Não perderemos a oportunidade de nos tornarmos uma potência global do hidrogênio verde”, ressaltou Lula.
 
“O Brasil voltará a ser referência mundial em sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas e cumprirá as metas de redução de emissão de carbono e desmatamento zero. O desmatamento será combatido em todos os biomas brasileiros. A mudança para uma economia de baixo carbono será tratada como estratégia de desenvolvimento do país”, continuou.
 
Na segurança, Lula prometeu agir com firmeza contra o crime organizado e contra a violência contra a mulher, ampliando investimentos em inteligência. “O combate ao crime organizado e às facções criminosas será prioridade. Fortaleceremos as áreas de investigação e inteligência tecnológica das forças policiais e valorizaremos de verdade os profissionais de segurança, usando programas como o Bolsa Formação. Cuidar das pessoas também é garantir sua segurança, em especial daqueles que mais sofrem com a violência. Uniremos estados, municípios e a sociedade civil organizada em um pacto para enfrentar o massacre dos jovens negros e da periferia”, declarou.
 
Equidade  
Segundo o presidente, a políticas para combater todas as formas de violência contra as mulheres serão ampliadas por meio do Programa Mulher Viver Sem Violência e de novas unidades da Casa da Mulher Brasileira. “Garantiremos que não haja impunidade aos agressores”, avisou o presidente.
 
Ao longo de seu discurso, o presidente citou também que o governo trabalha, entre outros temas, para assegurar a ampliação do acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, na contratação de energia solar e eólica, em um modelo de reforma tributária eficiente, no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, na retomada de investimentos em pesquisa para combustíveis renováveis por parte da Petrobras, na construção de ferrovias e, no eixo de água para todos, na retomada do ritmo da Integração do São Francisco.
 
“Concluiremos obras fundamentais, a exemplo da adutora do Agreste Pernambucano, do Cinturão das Águas do Ceará, do Canal Acauã-Araçagi da Paraíba e da Barragem Oiticica do Rio Grande do Norte”, listou o presidente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp