10/03/2023 às 20h41min - Atualizada em 10/03/2023 às 20h41min

Em sessão solene, Alesp entrega 6º Prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres

Os diplomas reconhecem a luta histórica de mulheres por igualdade e justiça de direitos do gênero feminino.

Redação
Foto: Homenageadas do Prêmio Beth Lobo
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta sexta-feira (10), uma sessão solene para a entrega do “6º Prêmio Beth Lobo”. O evento homenageou mulheres e instituições pelas suas significativas atuações na promoção dos direitos humanos, da vida e por seus serviços prestados à população.

Dentre as homenageadas, estavam a representante da “Associação Bem Querer Mulher”, Heloísa Melilo; a professora indicada pela deputada Damaris Moura, Vânia Soares; a transexual e transfeminista indicada pela deputada Erica Malunguinho, Iyá Fernanda de Moraes; e a fundadora da Associação de Familiares, Amigos de Presos e Egressos (Afape), indicada pelo deputado Emidio de Souza, Elenita Sabadin de Moura.

“Quero dedicar esse prêmio a todas as mulheres que exercem um trabalho de cuidado e dedicação à mulher”, disse a homenageada Heloísa Melilo.

A cerimônia
A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente da solenidade, deputado Emidio de Souza (PT), que promoveu o evento; a
deputada Damaris Moura (PSDB); a vereadora de São José dos Campos – SP, Amália Naomi Omura (PT); e o deputado de Minas Gerais, Jean Freire (PT).

“As expectativas das mulheres vão se ampliando, no sentido de ocupar cada vez mais espaço no Executivo, Legislativo e em outros segmentos”, disse Emídio Souza, em pronunciamento na abertura da sessão. O parlamentar também destacou o aumento da representatividade feminina no Legislativo Paulista e disse que, apesar de estar no caminho certo, ainda há muitas ações que precisam ser feitas.

A vereadora Amália ressaltou a importância do combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Além disso, lembrou as consequências desses crimes para os familiares, especialmente filhos e pais das vítimas.

“Hoje eu não vim aqui para falar para as mulheres, porque isso elas já fazem muito bem. Vim falar para os homens, para que façamos essa pauta de enfrentamento e que as mulheres tenham mais espaço”, afirmou Freire. O deputado mineiro ainda destacou que seu estado, Minas Gerais, é onde ocorre o maior índice de violência contra a mulher no Brasil.

A deputada Damaris Moura (PSDB), por sua vez, discursou acerca da quantidade de mulheres que, atualmente, exercem atividades que ainda são predominantemente masculinas, como pilotar avião e seguir a carreira militar. “O Brasil ocupa o 170º lugar de mulheres na política, o que representa uma taxa de 12%”, destacou a parlamentar.
 

Quem é Beth Lobo?
Beth Lobo foi socióloga e, nos anos 1980, inovou nas pesquisas sobre o gênero feminino e na disciplina de Sociologia do Trabalho no Brasil. A especialista desenvolveu seu trabalho no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), a partir de 1982.

Ela se debruçou sobre a questão do trabalho entre homens e mulheres e teve intenso intercâmbio intelectual com pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá.

Beth faleceu em 1991, aos 47 anos, mas sua obra se disseminou por doutoradas e estudantes da área, além de sindicalistas e militantes políticas com quem conviveu.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp