20/01/2023 às 12h35min - Atualizada em 20/01/2023 às 12h35min

Secom firma parceria com Conselho Nacional de Saúde para combater notícias falsas

Ministro Paulo Pimenta considera que sites que disseminam fake news devem ser punidos.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: LF Barcelos (Ascom CNS) – Notícias falsas na área da Saúde serão combatidas em ação cooperada
Ministro Paulo Pimenta, recebeu o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, nesta quinta-feira (19). No encontro, debateram a construção de parceria para combater a disseminação de notícias falsas na área da saúde.
 
“Essa é a primeira parceria de combate às fake news que a Secom vai consolidar”, anunciou o ministro.
 
Para Pimenta, as consequências provocadas pela disseminação de falsas informações são sérias. Na área da Saúde, o problema é ainda mais grave.
 
“Acompanhamos durante a pandemia a quantidade de notícias mentirosas que circularam e, recentemente, informações que não são verdadeiras sobre a vacinação de sarampo e poliomielite”, revelou o ministro.
 
“Fake news sobre o tema Saúde matam e a cooperação com o Estado vai fortalecer esse trabalho de impedir que as pessoas sejam desinformadas”, afirmou Pigatto. É papel do Conselho, segundo o presidente, combater as falsas notícias que são divulgadas nas redes.
 
Por fim, Paulo Pimenta destacou que o campo da Saúde é sensível e é necessário atacar discursos falsos, em especial porque as plataformas de “caça-cliques” se valem dessas informações para atrair leitores. “Esses sites devem ser penalizados ao divulgar fake news, pois os espaços na sociedade para propagação devem ser de informações e notícias, não de mentiras. A partir de hoje, seremos uma rede que divulga apenas a verdade”.
 
Zé Gotinha 
Ainda na pauta do encontro, foi discutida a relevância e o significado do “Zé Gotinha” nas campanhas nacionais de vacinação. “O Zé Gotinha precisa voltar a ser um personagem fortalecido. O Zé Gotinha voltou com tudo!”, afirmou Pigatto, referindo-se ao famoso mascote da vacinação infantil. O ministro Paulo Pimenta complementou, afirmando que um dos papeis da Secom é somar forças e contribuir para o fortalecimento e ampliação desse trabalho.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp