13/12/2022 às 23h12min - Atualizada em 13/12/2022 às 23h12min

Ex-banqueiro Gabriel Galípolo será o secretário-executivo de Haddad no Ministério da Fazenda

Haddad anunciou o nome após reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Redação
O ex-banqueiro Gabriel Galípolo, que presidiu o Banco Fator de 2017 a 2021, será o secretário-executivo de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. O cargo é considerado o “número 2” da pasta. O prestígio de Galípolo cresceu junto aos aliados mais próximos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) porque ele foi um dos conselheiros do presidente eleito na questão mercado financeiro.
 
Haddad anunciou o nome após reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O futuro chefe da economia do governo classificou o encontro como “ótimo”.
 
Além da proximidade a Lula, a presença de Galípolo na gestão da economia deve ajudar a desfazer as desconfianças do chamado mercado não só em relação a Haddad, como também relativamente ao governo como um todo, já que o economista trabalhou na formatação das vendas da Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).
 
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, sob o comando de Galípolo o Banco Fator “atraiu capital” estrangeiro para a construção e exploração da linha 6 do metrô de São Paulo. Com 39 anos, o ex-banqueiro é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
 
Perfil maleável
O currículo de Galípolo mostra um perfil maleável. Ele atuou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento durante o governo de José Serra, no estado de São Paulo, e há mais de dez anos é próximo ao PT, segundo o Infomoney, publicação dirigida ao mercado financeiro.
 
Muito antes de em 2022 ajudar a campanha de Lula, em 2010, diz o site, Galípolo colaborou na construção do plano de governo do ex-ministro Aloizio Mercadante ao governo paulista, quando ironicamente foi eleito o então tucano Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente eleito de Lula.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp