04/02/2020 às 09h13min - Atualizada em 04/02/2020 às 09h13min

Ex-presidente Evo Morales formaliza candidatura ao Senado da Bolívia

Evo renunciou no ano passado, e não pode concorrer à presidência por disposição legal.

O ex-presidente boliviano Evo Morales formalizou sua candidatura ao Senado na segunda-feira (3) nas novas eleições gerais de 3 de maio, informou o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) do país.

Morales, que renunciou à presidência em 10 de novembro e está refugiado na Argentina, encabeça a lista de oito candidatos ao Senado (quatro titulares e quatro suplentes) para a região sul de Cochabamba na lista de seu partido Movimento ao Socialismo (MAS).

Ele não pode concorrer à presidência nessas eleições, por disposição legal.

Diante desse impedimento, o MAS formalizou a candidatura presidencial do ex-Ministro da Economia Luís Arce para as novas eleições, convocada após a renúncia de Morales e a anulação do pleito em 20 de outubro em meio a alegações de fraude.

Oito candidatos disputarão a presidência da Bolívia nessas eleições, incluindo Arce, além da presidente interina, Jeanine Áñez, e outros rivais do ex-presidente.

Arce lidera as intenções de voto, com 26%, de acordo com uma pesquisa divulgada na semana passada.

Nas eleições, serão escolhidos o presidente, vice-presidente, 36 senadores e 120 deputados.

Morales renunciou por pressão de chefes militares e policiais, após o resultado de sua quarta eleição seguida ter sido contestado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a votação foi considerada fraudulenta pela entidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp