02/12/2022 às 12h09min - Atualizada em 02/12/2022 às 12h09min

Carlão Pignatari (PSDB) participa de entrega de veículos e abertura da Operação Verão no Estado de São Paulo

Presidente da Alesp parabenizou equipes da Defesa Civil e elogiou a atuação do governo paulista na prevenção.

Redação
Foto: Carlão Pignatari (PSDB) participa de entrega de veículos para municípios paulistas
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari (PSDB), participou, nesta quinta-feira (1º), da abertura da Operação Chuvas de Verão, da Defesa Civil estadual. Na cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, foram entregues 37 viaturas da Defesa Civil para 31 municípios paulistas. Ao todo, nos últimos três anos, já foram entregues 477 viaturas, com um investimento de R$ 76 milhões.
 
“Os municípios paulistas têm gratidão aos governadores João Doria e Rodrigo Garcia por tudo o que foi conquistado e construído nas mais diversas áreas. Quero cumprimentar todos os funcionários da Defesa Civil do Estado e dos municípios, por treinar e equipar os times. Esse é um governo sério e eficiente, que investe na prevenção de desastres causados pela chuva. É investimento na ponta”, disse Carlão Pignatari, sob aplausos.
 
Participaram do evento o governador Rodrigo Garcia (PSDB), prefeitos e prefeitas, e vereadores e vereadoras. Carlão fez uma referência direta ao governador.
 
“Você foi responsável por um grande desenvolvimento econômico no Estado de São Paulo. Pode ter certeza: é um governo que já tem sua marca na história de São Paulo. Nunca houve tanto investimento como agora nos pequenos, médios e grandes municípios”, afirmou o presidente da Alesp.
 

Cerimônia
O evento realizado pela Defesa Civil Estadual reuniu representantes de 177 cidades que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e contou com ciclo de palestras orientadoras sobre gestão de riscos e desastres e estratégias de comunicação durante a Operação Chuvas de Verão. Além disso, foram lançadas as campanhas “Não se Arrisque”, “Projeções meteorológicas para o verão” e “Ações do Departamento de Proteção e Defesa Civil” pela Defesa Civil Estadual.
 
“Os desafios das chuvas de verão são sempre muito grandes, principalmente no estado como o nosso, que tem muitos relevos acidentados. Então, cada ano o governo se prepara com compra de equipamentos, faz treinamentos e fortalece o sistema de Defesa Civil, justamente para evitar mortes e tragédias. Nós vamos continuar investindo em infraestrutura e habitação de qualidade”, disse Rodrigo Garcia.
 
Nos meses que antecederam a Operação Chuvas de Verão, equipes volantes da Defesa Civil percorreram o Estado de São Paulo capacitando os agentes de defesa civil municipal. Foram realizadas oito oficinas com aulas teóricas e práticas sobre como agir diante de ocorrências, como deslizamento de terra, inundação, montagem de abrigo e gestão de crise. Ao todo foram capacitados cerca de 800 agentes municipais, que serão multiplicadores em suas regiões.
 

Risco
O Estado conta com 813 instrumentos de identificação de risco, que atendem 322 municípios com maior vulnerabilidade para deslizamentos e inundações. Estes instrumentos de setorização e mapeamento de risco são oferecidos aos municípios por meio de estudos que, além de estimar a potencial ocorrência de um evento adverso - como deslizamentos de terra e inundações –, também levam em conta as características dos elementos a ele expostos – como pessoas e edificações – e seus possíveis impactos. Sua finalidade é fornecer subsídios para a gestão de riscos e a prevenção de desastres ao poder público municipal.
 
Nos últimos meses, os diretores da Defesa Civil vêm se reunindo com outros órgãos para discutir a implantação de novas tecnologias para prevenção de desastres e consequentemente preservação de vidas. Um exemplo disso é o monitoramento das encostas por sensores que captam a movimentação do solo e com isso emitem alertas para o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. Já há um projeto piloto em andamento no município de Franco da Rocha – SP.
 
A população já conta com a emissão de alertas pelo WhatsApp. Agora, além do envio dos alertas pelo SMS 40199, as mensagens são recebidas pelo aplicativo de conversas instantâneas. Basta um cadastro enviando uma mensagem para o número 61-2034-4611 e seguir as orientações do chatbot.
 
Outra importante inovação é a ferramenta de monitoramento em plataforma georreferenciada, capaz de identificar, em tempo real, áreas com possibilidade de deslizamento de terra em todo o território do estado de São Paulo. A nova tecnologia foi desenvolvida pela Climatempo e disponibilizada para a Defesa Civil Estadual. A ferramenta utiliza dados de estações meteorológicas de superfície, satélites e radares.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp