20/11/2022 às 14h24min - Atualizada em 20/11/2022 às 14h24min

“Se quisermos um futuro de justiça e democracia, precisamos ser antirracistas”, diz Lula

“O racismo é filho do ódio e da intolerância e desumaniza a todos nós. E por isso é uma luta de todos”, declarou o presidente eleito, no Dia da Consciência Negra

Redação
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou mensagem no Twitter neste sábado (20) sobre o Dia da Consciência Negra.
 
Ele afirmou que o racismo “é filho do ódio e da intolerância e desumaniza a todos nós. E por isso é uma luta de todos”.
 
O presidente também afirmou: “se quisermos um futuro de justiça e democracia, precisamos ser antirracistas”.
 

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares no sertão pernambucano, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência no front erguido contra a escravidão, na Serra da Barriga. Em 1695, bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho tornaram o guerreiro negro um mártir para a História brasileira.
 
Leia:
“A escravidão começava pelo esquecimento da humanidade do povo negro. E o racismo se mantém até hoje pelo esquecimento do processo que nos formou como nação. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão nas Américas. Ainda hoje, existe um racismo silencioso e cúmplice, que se expressa nas oportunidades negadas à maioria do povo pela cor da pele. O racismo é filho do ódio e da intolerância e desumaniza a todos nós. E por isso é uma luta de todos. O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, marca uma triste página do Brasil que não podemos esquecer. Mas também recorda a luta do povo negro por sua libertação. Se quisermos um futuro de justiça e democracia, precisamos ser antirracistas. Cultivando o amor e o respeito, com igualdade de direitos e oportunidades, podemos construir um Brasil sem racismo”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp