17/11/2022 às 09h11min - Atualizada em 17/11/2022 às 09h11min

Lula se reúne com governos da Noruega e Alemanha para reativar o Fundo Amazônia

Os dois países são os principais financiadores do Fundo Amazônia, mecanismo criado para colaborar no combate ao desmatamento e desmontado por Bolsonaro.

Redação
Portal UOL
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne nesta quinta-feira (17) no Egito – onde acontece a COP27 – com representantes dos governos da Noruega e Alemanha, os principais financiadores do Fundo Amazônia.
 
No encontro, informa Jamil Chade, do Portal UOL, Lula pretende “dar sinais concretos aos dois países europeus de que o Brasil quer o restabelecimento urgente do mecanismo criado para justamente colaborar no combate ao desmatamento no país”.
 
Em seus discursos, o presidente tem enfatizado que o financiamento de outros países para a proteção da Amazônia não abre espaço para interferências na soberania brasileira sobre o bioma.
 
A primeira reunião será com o Ministério do Meio Ambiente da Noruega, país que logo após a eleição de Lula já comunicou ter interesse em retomar o processo de transferência de recursos.
 
“Conversaremos com a equipe dele [Lula] para preparar as formalidades e montar uma estrutura de gestão. Há quantias significativas congeladas em uma conta no Brasil no Fundo Amazônia, que podem ser desembolsadas rapidamente”, disse o ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Espen Barth Eide, na ocasião.
 
Depois, o presidente eleito se encontra com a ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annelena Baerbock, que também sinalizou com o retorno dos recursos de Berlim ao mecanismo de combate ao desmatamento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp