02/11/2022 às 13h15min - Atualizada em 02/11/2022 às 13h15min

David Uip deixa PSDB depois de ‘bolsonarização’ do partido

Uip enviou um ofício pedindo sua desfiliação ao presidente do partido, Marco Vinholi, no dia 27 de outubro, quando o resultado do pleito ainda era incerto.

Redação
O infectologista David Uip decidiu deixar o PSDB depois de 27 anos de militância em que se transformou na maior referência do partido na área da Saúde.
 
No cargo de secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo de São Paulo, Uip tomou a decisão por causa da “bolsonarização” da legenda, segundo informa a colunista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo.
 
No segundo turno das eleições, diversas lideranças do partido anunciaram apoio a Jair Bolsonaro (PL), e alguns chegaram a posar com a foto do ex-prefeito Bruno Covas ao lado do então candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas – o que gerou protestos da mãe e do filho do ex-prefeito, morto em 2021.
 
Uip coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19 no governo de João Doria, e liderou a resistência dos médicos de São Paulo ao negacionismo de Bolsonaro.
 
Por causa disso, foi atacado diretamente pelo presidente da República e chegou a ter a sua receita pessoal de medicamentos divulgada ilegalmente em redes sociais quando se tratou da Covid-19.
 
O médico e sua família chegaram a receber ameaças de morte.
 
Uip enviou um ofício pedindo sua desfiliação ao presidente do partido, Marco Vinholi, no dia 27 de outubro, quando o resultado do pleito ainda era incerto.
 
No pedido de desligamento, “irrevogável e irretratável”, conforme documento enviado à sigla, o infectologista alegou motivos de ordem pessoal para a sua saída.
 
Nas quase três décadas em que esteve na legenda, Uip foi assessor especial do governador Mário Covas e secretário da Saúde do ex-tucano Geraldo Alckmin, eleito no domingo vice-presidente da República.
 
Na gestão de Doria, coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19 e depois foi convidado para comandar a secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp