27/09/2022 às 10h03min - Atualizada em 27/09/2022 às 10h03min

Joaquim Barbosa declara voto em Lula e critica Bolsonaro

O ministro ainda diz que Bolsonaro representa um risco à democracia e conclui dizendo que Lula é o único que pode derrotar o atual presidente, justificando o voto como forma de proteger a democracia.

Redação
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa enviou uma série de vídeos à campanha do PT nos quais critica o presidente Jair Bolsonaro (PL), defende a segurança do processo eleitoral e declara voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
O gesto de Barbosa foi obtido em meio a um esforço da equipe de Lula para conseguir apoios estratégicos, de nomes não alinhados ao PT, na tentativa de atrair indecisos e o voto útil de eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) ainda dispostos a trocar de candidato.
 
O ministro aposentado foi indicado à cadeira na corte pelo próprio ex-presidente, mas depois tornou-se algoz do PT. Barbosa presidiu o STF e foi relator do mensalão, processo que atingiu em cheio o governo Lula.
 
No total, o ex-presidente da Supremo enviou 12 vídeos sequenciais à campanha petista na qual aborda alguns temas.
 
Neles, Barbosa lembra que foi integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que, por ter composto a corte, assegura a segurança e transparência das eleições, além da capacidade de acompanhamento do processo, que não pode ser questionada.
 
O ministro ainda diz que Bolsonaro representa um risco à democracia e conclui dizendo que Lula é o único que pode derrotar o atual presidente, justificando o voto como forma de proteger a democracia.
 
As peças foram enviadas à equipe de comunicação do PT, que serão exploradas pela campanha.
 
Barbosa já havia sido consultado por aliados de Lula havia cerca de três meses sobre a possibilidade de declarar apoio ao petista. O contato foi retomado no final da semana passada, porém, e teve como principal articulador o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB).
 
Coube a Alckmin telefonar para Barbosa, na sexta-feira (23) e pedir o apoio do ex-presidente do STF.
 
Barbosa havia se filiado ao PSB em abril de 2018 e recebeu apelos do partido para disputar a eleição. Por motivos pessoais, porém, o ex-ministro optou por não concorrer à vaga. Neste ano, desfiliou-se também do PSB.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp