24/07/2022 às 10h39min - Atualizada em 24/07/2022 às 10h39min

Não existe democracia no mundo com militares na fiscalização das eleições

“Não conhecemos nenhum país democrático em que os militares opinem sobre questões chave do processo eleitoral”, diz o diretor do instituto Idea, Daniel Zovatto.

Redação
O diretor do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), sediado em Estocolmo, na Suécia, Daniel Zovatto, afirma que a proposta defendida por Jair Bolsonaro (PL) para que os militares atuem no processo eleitoral e realizem uma fiscalização paralela da contagem de votos é inédita em todas as democracias do mundo.
 
“Conforme a América Latina foi se tornando democrática, o que se viu foi uma readequação das funções das Forças Armadas nos processos eleitorais. Não conhecemos nenhum país democrático em que os militares opinem sobre questões-chave do processo eleitoral. E muito menos existe algum país onde as Forças Armadas cumpram o papel que o presidente Bolsonaro sugeriu”, disse Zovatto ao Portal UOL.
 
Nesta linha, o jurista Marcelo Peregrino, membro da Associação Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), afirma que “há uma incompatibilidade estrutural entre a disciplina e a hierarquia, regidas pelo poder militar, e a política, que é o local de diálogo, de dissuasão e do convencimento”.
 
“A função do Exército e das Forças Armadas é de proteção e guarda das regras do jogo. Via de regra, não participam da organização das eleições e não fazem auditoria de processo eleitoral”, completa.
 
O cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Lucas Rezende avalia que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cometeu um erro ao permitir que os militares fizessem sugestões no tocante às eleições de outubro.
 
“Na tentativa de silenciar a argumentação de Bolsonaro, o TSE convidou os militares e abriu um precedente que eles queriam. Deu legitimidade para que as Forças Armadas simplesmente respondam sobre as eleições, coisa que não está dentro das suas atribuições”, disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp