09/06/2022 às 18h32min - Atualizada em 09/06/2022 às 18h32min

PSDB oficializa apoio a Simone Tebet como candidata ao Palácio do Planalto

Senadora, escolhida pelo MDB para a disputa, aguardava definição da federação entre os tucanos e o Cidadania sobre a aliança.

Redação
Após disputa interna e a desistência do tucano João Doria de concorrer ao Palácio do Planalto, a Executiva Nacional do PSDB oficializou, nesta quinta-feira (9), apoio à senadora Simone Tebet (MDB) como a candidata da chamada terceira via na disputa da eleição presidencial deste ano.
 
Durante reunião, os votos foram separados em dois grupos: Executiva e bancadas no Congresso Nacional. “Na Executiva, votaram 33 membros, [sendo] 32 favoráveis à coligação com MDB com o nome de Simone Tebet e o PSDB [indicando] o vice ou a vice, 1 voto contrário e 1 abstenção”, disse o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
 
Segundo Araújo, toda a bancada tucana no Senado Federal também votou de forma favorável à coligação com o MDB, com exceção de 1 voto contrário, e agora aguarda o resultado da bancada da Câmara dos Deputados.
 
Pelo acordo costurado, o PSDB indicará o nome a compor a cadeira de vice na chapa com Tebet. “A vaga de vice está construída e acordada com o PSDB e nós vamos oferecer o que tivermos de melhor ao Brasil, com um nome que possa colaborar com essa candidatura”, contou Araújo.
 
Escolhida pelo MDB para ser a pré-candidata ao Planalto, Tebet aguardava uma definição da federação entre o PSDB e o Cidadania sobre a aliança. Os maiores entraves estavam nos conflitos internos dos tucanos, que avançaram nesta quarta-feira (8), após entendimento entre os integrantes da sigla.
 
Tebet se reuniu com o presidente do MDB, Baleia Rossi, do Cidadania, Roberto Freire, e o do PSDB, Bruno Araújo, no gabinete do senador tucano Tasso Jereissati, em Brasília – DF. A reunião representou ainda um passo importante para fortalecer uma eventual indicação de Jereissati a vice.
 
Em nota, o PSDB informou que o encaminhamento do nome de Tebet para a apreciação da Executiva era um “importante momento da história do país”. A senadora, por sua vez, avaliou a ocasião como um “momento histórico a favor da reconstrução do Brasil”.
 
Com o apoio, os tucanos encerram um longo período de discussões sobre a candidatura à Presidência da República, que tem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em primeiro e segundo lugares nas pesquisas, respectivamente. O pleito está marcado para 2 de outubro, e um eventual segundo turno, para o dia 30 do mesmo mês.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp