28/03/2022 às 18h24min - Atualizada em 28/03/2022 às 18h24min

Governo oficializa saída de Milton Ribeiro, quarto ministro da Educação de Bolsonaro

Saída se deu uma semana após divulgação de gravação na qual Ribeiro diz liberar verbas da pasta por indicação de dois pastores a pedido de Bolsonaro. Ele estava no cargo desde julho de 2020.

Redação

O governo anunciou nesta segunda-feira (28), em edição extra do Diário Oficial da União, a saída do cargo de Milton Ribeiro , quarto ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro (PL) a deixar o posto.

 

Pastor presbiteriano e professor, Ribeiro estava desde julho do ano passado no comando do MEC e pediu exoneração nesta segunda-feira após uma reunião com Bolsonaro.

 

A saída de Milton Ribeiro se deu uma semana após revelação pelo jornal Folha de S. Paulo de uma gravação na qual o ministro diz repassar verbas do ministério para municípios indicados por dois pastores a pedido de Jair Bolsonaro.

 

Os pastores a que o ministro se refere no áudio são Gilmar Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil Cristo Para Todos (Conimadb), e Arilton Moura, ligado à Assembleia de Deus.

 

Eles não têm cargo no governo, mas nos últimos anos participaram de várias reuniões com autoridades e tiveram encontros com Bolsonaro.

 

Na semana retrasada, o jornal O Estado de S. Paulo já havia publicado reportagem informando sobre a existência de um “gabinete paralelo” integrado por pastores no Ministério da Educação, com controle da agenda e da verba da pasta.

 

A reportagem afirmava ainda que Gilmar Santos e Arilton Moura têm trânsito livre no ministério e atuam como lobistas.

 

O caso envolve suspeitas de corrupção. Prefeitos denunciaram pedidos de propina – em dinheiro e em ouro – em troca da liberação de recursos para os municípios. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp