24/02/2022 às 13h19min - Atualizada em 24/02/2022 às 13h19min

Lula lidera com 42%, contra 27% de Bolsonaro, mostra pesquisa Exame/Ideia

O primeiro semestre é decisivo para Bolsonaro porque ele tende a definir como um candidato à reeleição deve se sair.

Redação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida ao Palácio do Planalto, com  42% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa Exame/Ideia. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar, com 27%, seguido de Sergio Moro (Podemos), com 10%, e Ciro Gomes (PDT), com 8%.
 
A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 22 de fevereiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05955/2022.
 
Estimulada
 
Espontânea

Se comparada com a última pesquisa, publicada há um mês, Bolsonaro cresceu no limite da margem de erro – na época estava com 24% das intenções de voto no primeiro turno –, o que pode indicar um aumento. Apesar disso, Maurício Moura, fundador do Ideia, reforça que se fizer um paralelo a outros presidentes que tentaram reeleição o atual ocupante do Palácio Planalto está em situação pior.
 
“Os indicadores de Bolsonaro continuam piores comparados aos pares que tentaram reeleição, como a avaliação de governo, que melhorou um pouco, e a intenção de voto espontânea. Vale ressaltar que a gente vê indicadores de rejeição muito altos”, afirma o fundador do Ideia.
 
O primeiro semestre é decisivo para Bolsonaro porque ele tende a definir como um candidato à reeleição deve se sair, como explica Maurício Moura. “O primeiro semestre costuma ser um período de recuperação. Isso aconteceu com Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff e parece que há sinais de que pode acontecer com o Bolsonaro”, diz.
 
Em um eventual segundo turno, Lula lidera todos os cenários. Contra Bolsonaro, o petista tem 49% das intenções de voto, e o atual presidente tem 35%. É a menor margem entre todos os nomes testados contra o ex-presidente, o que indica uma alta disputa entre os dois, e uma terceira via enfraquecida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp