04/11/2021 às 11h59min - Atualizada em 04/11/2021 às 11h59min

Por meio de plataformas digitais, jovens da cidade de Monte Mor – SP estão inserindo conteúdos sobre a cultura africana nas práticas pedagógicas

A iniciativa tem o intuito de desconstruir os estigmas marcados pelo período da colonização do continente africano.

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é marcado pela reflexão sobre a luta contra o racismo estrutural e a desigualdade racial. Diante da importância de influenciar em práticas antirracistas durante todo o ano letivo, estudantes da Escola Técnica Estadual da cidade de Monte Mor – SP, criaram o projeto Áfricas Novos Olhares. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.


Tudo começou após os alunos notarem que os conteúdos escolares abordavam a África – e seus 54 países – somente de forma pejorativa, falando sobre as guerras, a pobreza e a fome. Pensando nisso, os jovens pediram ajuda ao seu professor de história para buscar formas de introduzir os estudos e saberes da cultura e história africana na instituição de ensino.

Com isso, eles decidiram desenvolver práticas pedagógicas, como palestras e debates, para falar sobre as riquezas e as belezas da cultura africana, a fim de demonstrar como a cultura brasileira também é formada a partir de influências da África. Com a chegada da pandemia, o projeto ganhou um formato totalmente digital com conteúdos multimídia, que foram disponibilizados gratuitamente no YouTube , nas redes sociais (Facebook e Instagram ) e em um acervo virtual.

O canal do projeto tem mais de 1,3 mil inscritos e conta com mais de trinta vídeos com conteúdos de diversos temas sobre a cultura africana, todos produzidos por alunos e professores da Etec Monte Mor. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade escolar e, nas redes sociais, diversos alunos deram feedbacks positivos sobre os materiais disponíveis. Atualmente, os estudantes buscam fazer com que outras escolas utilizem o conteúdo dentro das práticas pedagógicas. Clique aqui e confira mais informações sobre a iniciativa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp