21/10/2021 às 12h36min - Atualizada em 21/10/2021 às 12h36min

Expectativa de contratações temporárias para comércio e serviços em Jundiaí – SP é positiva, segundo Sincomercio e CDL Jundiaí

Conforme sondagem realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), boa parte dos lojistas têm a intenção de contratar trabalhadores temporários nos próximos meses.

Com o avanço da vacinação, o pleno funcionamento do comércio, a retomada dos serviços e o consequente aumento da circulação de consumidores trazem esperança para empresários e desempregados. Pesquisa realizada em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, estima que aproximadamente 105 mil vagas serão abertas no país até dezembro, número próximo ao de 2019, período pré-pandemia.

Considerando os empresários que já contrataram ou irão contratar funcionários para o fim do ano, o levantamento mostra que pouco mais da metade (52%) pretende contratar mão de obra temporária, percentual que é igual ao de 2019 (52%). A inclinação para contratações por tempo determinado é significativamente maior entre os empresários do comércio varejista (63%) do que do setor de serviços (41%).

Perfil

A média de contratações por empresa será de 2 colaboradores e o tempo médio de contratação de 3 meses. Considerando a forma da contratação, 57% abrirão vagas informais, 47% registrados em carteira de trabalho e 18% recorrerão à mão de obra terceirizada.

Quanto ao perfil dos funcionários, as mulheres são preferidas (33%) em relação aos homens (24%), embora a maioria (41%) afirme não se importar com o sexo dos funcionários. Mais da metade das empresas (59%) prefere jovens de 18 a 34 anos – sendo a faixa etária média de 28 anos – e que tenham ao menos o nível médio completo (56%). Em média, o número total de profissionais temporários será de 2 colaboradores.

Ainda de acordo com a pesquisa, há uma grande variedade de cargos e funções, porém as mais demandadas pelas empresas serão: vendedor (29%), ajudante (23%) e balconistas (14%).

Região

Conforme sondagem realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), boa parte dos lojistas têm a intenção de contratar trabalhadores temporários nos próximos meses. Entre as oportunidades destacam-se: vendedores, auxiliar, operações de caixa, ajudante de cozinha e confeitaria e outras. A divulgação das vagas está sendo feita através das redes sociais das lojas, agência de empregos e avisos nos próprios estabelecimentos.

“Apesar de cauteloso, o empresário sabe que o final do ano é sempre um momento de aumento nas vendas e as empresas precisam estar preparadas para essa demanda. As contratações de fim de ano representam uma oportunidade importante devido ao grande número de desempregados. Mesmo no caso das contratações temporárias, sempre existe a possibilidade da contratação se tornar efetiva, principalmente se as expectativas de crescimento para as vendas se confirmarem, ou e se o profissional demonstrar afinco e dedicação no exercício do trabalho”, avalia Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp