12/09/2021 às 13h22min - Atualizada em 12/09/2021 às 13h22min

Ricciardo vence em Monza após batida forte entre Verstappen e Hamilton

Acidente entre os pilotos preocupou quem acompanhava o GP da Itália.

Embora a segunda colocação de Daniel Ricciardo no grid de largada do GP da Itália tenha gerado expectativas, nem o mais fervoroso torcedor da McLaren poderia prever a vitória do australiano neste domingo (12), no Circuito de Monza, em uma agitada corrida que teve nova batida entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, resultando em abandono dos postulantes ao título de 2021.

O resultado marcou a primeira vitória da equipe britânica desde o triunfo de Jenson Button no GP do Brasil de 2012, e ainda valeu uma dobradinha com Lando Norris, em segundo lugar, algo que não acontecia desde 2010. Valtteri Bottas, que terminou em quarto, herdou o terceiro lugar no pódio com a punição de Sergio Pérez.

O triunfo, o oitavo da carreira de Ricciardo, deu fim a um jejum de três anos do piloto, que enfrentava uma adaptação difícil na McLaren. Sua última vitória foi no GP de Mônaco de 2018, quando ainda corria pela RBR.

Para a equipe, valeu a primeira dobradinha desde a conquista de Hamilton e o segundo lugar de Button no GP do Canadá de 2010. A corrida deste domingo também marcou o melhor resultado de Norris, que já conquistou três pódios com três terceiros lugares em 2021.

O destino da prova foi marcado pelo incidente entre Verstappen e Hamilton. O holandês, que largou na pole position, foi superado já na primeira curva por Ricciardo, e viu sua vida ficar mais complicada ao despencar para a décima colocação após um pit stop desastroso de 11s na metade da corrida.

Ao cruzar a reta principal, encontrou-se com o rival da Mercedes no momento em que o heptacampeão deixava o pitlane após sua parada. Ao dividirem a primeira curva o carro da RBR passou por cima das lombadas e acabou subindo na Mercedes do britânico, jogando a dupla para fora da pista e decretando fim de prova para ambos.

Como a batida de Verstappen também tirou Hamilton da prova, o holandês permaneceu em primeiro lugar no campeonato de pilotos com 226.5 pontos contra os 221.5 do rival. Bottas, em terceiro, anota 141. Por sua vez, a Mercedes ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Equipes com o pódio do finlandês e passa a somar 362.5 pontos, 18 a mais que a RBR, vice-líder.

A 15ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será o GP da Rússia, no Circuito de Sochi, em 26 de setembro.

Confira o resultado final do GP da Itália de F1:

1°. Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)

2°. Lando Norris (GBR/McLaren)

3°. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

4°. Charles Leclerc (MON/Ferrari)

5°. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

6°. Carlos Sainz (ESP/Ferrari)

7°. Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

8°. Fernando Alonso (ESP/Alpine)

9°. George Russell (GBR/Williams),

10°. Esteban Ocon (FRA/Alpine),

11°. Nicholas Latifi (CAN/Williams)

12°. Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)

13°. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)

14°. Robert Kubica (POL/Alfa Romeo)

15°. Mick Schumacher (ALE/Haas)

Não completaram a prova:

Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Nikita Mazepin (RUS/Haas)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp