21/07/2021 às 12h50min - Atualizada em 21/07/2021 às 12h50min

Estude no México: taxa de matrícula, custo de vida e lista das melhores universidades

O México é considerado um lugar acessível para estudantes estrangeiros se comparado a destinos europeus e norte-americanos, graças ao custo menor para um bom padrão de vida.

Entrar na universidade é um processo que envolve sonhos, emoções e muitas dúvidas. Dentro da vasta escolha de profissões, uma que certamente merece analisar todas as alternativas de formação possíveis é a medicina.

Além de bastante requisitada pela sua importância primordial para o cuidado com a saúde e a vida dos seres humanos, a medicina é uma das carreiras mais caras que existe. É também o curso mais extenso, exigindo um mínimo de seis anos de faculdade e mais alguns anos de residência e especialização, o que representa quase o dobro dos demais cursos de bacharelado.

Você já cogitou a hipótese de investir na sua educação superior no exterior?
Se você optou pela formação profissional no exterior, saiba que estudar medicina no México é uma escolha que deve constar entre suas pretensões. Então, obter informações em primeira mão sobre mensalidades, custo de vida e as melhores universidades do país será de grande ajuda.

O México é um bom lugar para estudar?
O México é considerado um lugar acessível para estudantes estrangeiros se comparado a destinos europeus e norte-americanos, graças ao custo menor para um bom padrão de vida. Mas não é a opção mais barata da América Latina – existem países latinos com excelentes universidades e com custo bem mais interessante.
Lar das civilizações mais antigas do mundo, o México possui uma grande variedade de riquezas culturais e históricas. O país também é conhecido por suas paisagens deslumbrantes – desde a vasta floresta tropical nas montanhas e praias magníficas do Caribe às movimentadas metrópoles, como a Cidade do México. Este é apenas um dos motivos pelos quais milhares de estudantes estrangeiros desembarcam no país para estudar, todos os anos.

A qualidade das universidades mexicanas também chama a atenção – algumas instituições ocupam ótimas posições nos mais respeitados rankings mundiais, como o QS World University Rankings. Entre as 200 melhores universidades do mundo estão a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e o Instituto Tecnológico de Monterrey, que ocupam a 100ª e 155ª colocações no QS 2021, respectivamente.

Quanto custa estudar no México?
A maioria dos cursos ministrados para estrangeiros são de medicina, engenharia, arquitetura e administração. Seus preços de graduação são melhores se comparados a várias universidades do Brasil, entretanto, não são muito baratos.

Os cidadãos mexicanos podem frequentar universidades públicas e institutos tecnológicos gratuitamente. Já os estudantes estrangeiros devem pagar uma taxa semestral, mesmo nas instituições públicas.
Segundo dados coletados pelo Instituto Mexicano para la Competitividad (IMCO), em 2014, o custo total médio para o aluno frequentar uma instituição pública de ensino superior como UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), UAM (Universidad Autónoma Metropolitana) e IPN (Instituto Politécnico Nacional) é de cerca de $ 30 mil pesos (aproximadamente 7,7 mil reais, na conversão atual); em uma universidade privada, o investimento médio chega a $ 465 mil pesos (cerca de 120 mil reais).

Mas é importante ter em mente que essas médias mascaram uma grande diversidade entre as carreiras, principalmente no setor privado. Nas universidades desse tipo, a carreira mais cara é a medicina, com diploma que pode chegar a um custo total de mais de $ 1,1 mil pesos (cerca de 285 mil reais) se for a mensalidade da Universidade Panamericana. Outra instituição com curso de medicina extraordinariamente caro é a Universidade La Salle, onde custa em torno de $ 750 mil pesos (mais de 194 mil reais).

Se você é um estudante de graduação ou pós-graduado que deseja seguir uma carreira acadêmica mas não tem uma boa situação financeira, existe a possibilidade de estudar no México com uma bolsa de estudos para estudantes internacionais. O governo mexicano oferece seu Programa de Bolsas de Estudo para Estudantes Estrangeiros para o Bacharelado, Mestrado e Doutorado.

Há anos, a diplomacia cultural mexicana registra seu nome entre os países que oferecem bolsas a estudantes internacionais em diferentes programas de sucesso, como a formação de capital humano por meio de bolsas para outorga de títulos acadêmicos e trabalhos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Top 10 das melhores universidades do México
Para a lista abaixo foi levado em consideração os dados fornecidos pelo QS Universities Rankings de 2021, que considera critérios muito específicos, como mobilidade, pesquisa ou o número de professores e alunos do exterior. As 10 melhores universidades mexicanas são:

1°. Universidad Nacional Autónoma de México (pública)
Oferta acadêmica: 130 cursos de graduação e engenharia. A área de artes e humanidades atingiu a 24ª posição mundial.

2°. Instituto Tecnológico de Monterrey (privado)
Oferta acadêmica: 60 licenciaturas. Distingue-se por seus programas de engenharia, tecnologia e negócios.

3°. Universidad Panamericana (privada)
Oferta acadêmica: 23 carreiras. Seus diplomas em negócios e finanças foram reconhecidos.

4°. Universidad Anahuác (privada)
Oferta acadêmica: 52 cursos de graduação e engenharia, você encontrará diversos programas que permitirão desenvolver suas habilidades desde o início do curso.

5°. Instituto Politécnico Nacional (público)
Oferta acadêmica: 67 programas de graduação. Todos os anos o instituto inova com carreiras focadas em tecnologia e ciência.

6°. Instituto Tecnológico Autónomo de México (privado)
Oferta acadêmica: 15 cursos de graduação e engenharia.

7°. Universidade Iberoamericana (privada)
Oferta acadêmica: 35 programas de ensino superior.

8°. Universidad de Guadalajara (pública)
Oferta acadêmica: a UDG é uma das universidades com maior oferta, pois conta com 131 carreiras divididas em 6 áreas acadêmicas.

9°. Universidad Autónoma de Chapingo (pública)
Oferta acadêmica: Possui 27 carreiras voltadas para o setor agroalimentar.

10°. Universidad Autónoma del Estado de México (pública)
Oferta acadêmica: são ministrados 85 licenciaturas e cursos de engenharia. A sua oferta acadêmica é imensa e de excelente qualidade, com três estrelas no sistema de Rating QS, visto que se destaca pela sua inovação e pelos diplomas relacionados com serviços e outros que concede à distância.

10°. Universidad Autónoma Metropolitana (pública)
Oferta acadêmica: 65 licenciaturas. Entre suas especialidades mais reconhecidas estão Matemática, Engenharia Química e História.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp