14/07/2021 às 11h37min - Atualizada em 14/07/2021 às 11h37min

Ministério da Saúde admite ineficácia de cloroquina e outros medicamentos do “kit covid”

Jair Bolsonaro (Sem Partido) sentiu dores abdominais na madrugada e foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília – DF. Reuniões da manhã foram canceladas. Governo diz que ele está internado apenas para exames.

O Ministério da Saúde admitiu em documentos enviados à CPI da Pandemia essa semana que medicamentos que compõem o chamado “kit covid”, amplamente defendidos por Jair Bolsonaro (Sem Partido), são ineficazes contra o vírus.

“Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, diz documento.

Duas notas técnicas foram entregues à comissão por um pedido do senador Humberto Costa (PT).

Os medicamentos para tratamento precoce foram defendidos por apoiadores do governo e indicados pelo aplicativo do Ministério da Saúde, TrateCov, em Manaus – AM em janeiro, no auge da crise de oxigênio no estado. A plataforma saiu do ar após a pasta alegar invasão hacker.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp