01/06/2021 às 15h07min - Atualizada em 01/06/2021 às 15h07min

Estações iluminadas de vermelho chamam população para doar sangue

A Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde, coleta e processa cerca de 10.000 bolsas de sangue por mês, destinadas para o atendimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual. Nesse momento, a Fundação opera com apenas 50% dos estoques e os tipos O+ e O- estão em emergência.

Entramos no Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização da importância da doação de sangue. Para chamar atenção da população para a necessidade de continuar doando, mesmo com a pandemia, iluminamos fachadas de estações e prédios. Além disso, teremos um muro grafitado para inspirar pedestres, passageiros e motoristas a entrar nessa onda de solidariedade.

As empresas ligadas à Secretária dos Transportes Metropolitanos (STM) também participam da campanha “Doe Sangue. Salve Vidas!”, promovida pela Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e pela Abrasta - Associação Brasileira de Talassemia. “Junho é o mês dedicado à conscientização da doação de sangue e marcamos a data com diversas ações para sensibilizar nossos passageiros. É importante lembrar que não existe mês nem dia certo para praticar essa boa ação. Todo dia é dia de doar, seguindo os protocolos de segurança”, lembrou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde, coleta e processa cerca de 10.000 bolsas de sangue por mês, destinadas para o atendimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual. Nesse momento, a Fundação opera com apenas 50% dos estoques e os tipos O+ e O- estão em emergência.

Iluminação - As estações Tamanduateí, Sacomã, Trianon-Masp e Sumaré, da Linha 2-Verde do Metrô, e a marquise da Unidade de São Bernardo do Campo da EMTU ficarão iluminadas de vermelho até o fim do mês para incentivar esse ato que salva vidas.

Grafite - Nesta terça-feira o artista Tito Ferrara começa a grafitar no muro da Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela um projeto feito especialmente para o Junho Vermelho. O mural de mais de 70 m² busca inspirar quem passa pelo local a doar sangue e salvar vidas. O projeto deve ficar pronto até o fim da semana.

Campanha - Estações de metrô e de trem e terminais metropolitanos de ônibus e a Estrada de Ferro Campos do Jordão receberam cartazes com o lema da campanha promovida pela Abrale e pela Abrasta: "A pandemia parou o mundo. Mas a esperança não pode parar. Doe Sangue. Salve Vidas!" Os cartazes também foram afixados em ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas de Campinas, Vale do Paraíba e Sorocaba. Um vídeo da campanha pode ser visto em monitores nas estações do Metrô e da CPTM, em trens e estações da ViaQuatro e da ViaMobilidade e também no VLT na Baixada Santista. As empresas e a STM também usam suas redes sociais para engajar os seguidores em ações e medidas que impulsionem um esforço coletivo para o abastecimento dos bancos de sangue.

Quem pode doar - Para a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. A pessoa também precisa pesar mais de 50kg e levar um documento de identidade original, com foto recente.

Atenção - É recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações. Os locais de doação estão preparados e higienizados para receber o público.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp