31/05/2021 às 15h15min - Atualizada em 31/05/2021 às 15h15min

Projeto Construindo Música inicia terceira edição em Pindamonhangaba - SP

Iniciativa da Evoluir com apoio da Novelis utiliza o lúdico mundo musical para promover educação integral, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de crianças e jovens.

“Feche os olhos e ouça com atenção/ Escute uma música que só existe em você/ e cante esta canção”. É uma frase do escritor e poeta brasileiro Augusto Branco, mas poderia ser a introdução perfeita para o projeto Construindo Música, que acontece pelo terceiro ano consecutivo em Pindamonhangaba a partir deste mês. Desenvolvida pela Evoluir, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, da Secretaria Municipal de Educação e com patrocínio da Novelis, a iniciativa busca ampliar e valorizar a vivência musical no ambiente escolar, sempre dentro de uma proposta de educação integral. Em 2021, cerca de 1.200 alunos de Pré I e II da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de 12 escolas da rede municipal serão beneficiados pela ação, que envolve também educadores e familiares, com atividades previstas de abril a novembro.

“A música é uma linguagem universal que usamos neste projeto para abordar outros conhecimentos que façam sentido dentro da comunidade escolar, buscando desenvolver habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de crianças e jovens”, destaca a coordenadora da Evoluir, Taciana Begalli. “A partir de canções, brincadeiras, danças, construção de instrumentos com materiais reutilizáveis, exploração de objetos sonoros e do corpo como instrumento musical, relacionamos saberes de forma criativa, divertida e significativa”, diz. “Nosso ponto de partida é valorizar o educador, oferecendo o suporte e a orientação necessários para que ele possa implementar e difundir essa metodologia de maneira autônoma, lúdica e transformadora, para ele e para seus alunos”, explica.

Desde o ano passado, as atividades tiveram que ser adaptadas para atender às restrições impostas pela pandemia, mas todas as etapas continuam a ser contempladas de forma remota, como aponta Taciana. “Partimos de um encontro inicial com os educadores para tirar dúvidas, em seguida iniciamos o curso de formação, divididos em cinco módulos de dois dias, totalizando 10 encontros, tudo virtual”, enumera a coordenadora. “Temos ainda encontros online semanais de acompanhamento técnico-pedagógico com músico-educadores na aplicação das aulas e todos os participantes recebem um kit com materiais que embasam as atividades, além da distribuição de 2.400 exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia toda a iniciativa”, acrescenta. “A programação abrange ainda pocket shows que toda a família pode acompanhar e um evento final de celebração”, diz. “Estamos muito empolgados por poder implementar essa terceira edição no município, com apoio dos nossos parceiros, praticamente dobrando o número de estudantes envolvidos desde a primeira edição”, conclui.

“É um privilégio, para a Novelis, poder contribuir com um projeto que forma educadores. Cuidar da próxima geração é cuidar, também do futuro do planeta, e o que esses educadores fazem é, justamente, formar os cidadãos do amanhã”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul. “Estamos atentos às iniciativas da comunidade onde atuamos e priorizamos o apoio a ideias que fazem a diferença para a cidade e para os cidadãos que nela vivem”, completa.

Sobre o Construindo Música

O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical, educação integral, socioemocional e ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças vivenciam diversas experiências musicais entre elas a de fabricar e construir instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

As aulas estão divididas em quatro temas:

1) Tudo tem som - o primeiro bloco de aulas chama a atenção para os elementos primordiais do fazer musical: o som e o silêncio. Brincadeiras musicais, cantigas populares, dança, narrativa a partir de sons, desenho do som e construção de instrumento musical são as principais atividades desse tema;

2) Música pra lá e pra cá - o segundo módulo instiga a observação das músicas que estão presentes no nosso cotidiano e reflexão sobre a função delas no dia a dia. A música é pensada como um modo de brincar, de se movimentar, de se perceber e também notar o outro, de se relacionar e entender elementos que compõem o fazer musical;

3) Eu sei fazer - as aulas desta etapa aprofundam o conhecimento dos alunos sobre o universo musical e como ele se relaciona com a nossa história. Aprender as notas musicais, explorar as possibilidades sonoras e expressivas do corpo e aumentar o repertório de brincadeiras e canções;

4) Vamos juntos - aqui, o objetivo é conversar sobre a história da música e a história da gente, refletir sobre como podemos usar os sons do corpo para criar ritmos, além de como aprender a representar graficamente os sons dos instrumentos construídos e como combiná-los para criar música.

Para contemplar os quatro temas, os roteiros das aulas seguem a mesma estrutura, formada por Introdução, Desenvolvimento e Finalização. Ao fim das atividades, as crianças e jovens, os músicos educadores e os educadores da escola organizam um evento de encerramento. É um momento especial, em que toda a comunidade escolar, realizadores e patrocinadores se reúnem para celebrar os resultados e aprendizados do projeto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp