19/02/2021 às 18h53min - Atualizada em 19/02/2021 às 18h53min

O tempo e a temperatura, neste sábado (20)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, neste sábado (20).

Na região Sudeste do país a chuva segue em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Há riscos para rajadas de vento, raios e eventuais quedas de granizo. Os acumulados de chuva prometem seguir elevados, e com valores de mais de 80mm nos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e em parte do centro leste mineiro, além das capitais desses 3 estados. No estado de São Paulo, a chuva se concentra no extremo leste e da região de Registro até o Vale do Paraíba, passando pela a RMSP e o litoral paulista e até Franca. Por outro lado, o tempo será firme na maior parte do estado de São Paulo, da faixa central ao oeste do estado. E nessas áreas faz calor e a umidade do ar cai no meio da tarde. As temperaturas variam entre 15 e 30 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 40 e 100 por cento.

Há previsão de tempo firme em grande parte da região Sul do país, devido à presença de alta pressão atmosférica nessa área. Há previsão de pancadas de chuva, de intensidade forte e com riscos de queda de granizo, além de raios e rajadas de vento no sul gaúcho devido a chegada de uma frente fria e, de maneira mais isolada, no final do dia, no litoral do Paraná por conta da umidade que vem do mar. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 100%.

A região Nordeste do país, terá de chuva desde a Bahia até o Maranhão, passando por toda a faixa norte da região. As chuvas mais volumosas ocorrem no norte do Maranhão e do oeste ao sul da Bahia. Nessas áreas, haverá riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Nas faixas sul e oeste da Bahia o tempo é mais fechado e com baixas temperaturas para a época do ano, o que ainda se caracteriza como invernada. Por outro lado, a previsão indica que haverá uma massa de ar mais seca, com temperaturas altas e baixa umidade do ar no meio da tarde do norte baiano até o sul do Ceará e toda a Paraíba. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

Há previsão de temporais no decorrer do dia em toda a região Norte do país. É preciso ter mais atenção à quantidade de chuva entre o Acre até o sul do Tocantins, passando pelo sul do Amazonas e do Pará e por todo o estado de Rondônia. Nessas localidades existe muito risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Os acumulados de chuva podem ser elevados também no norte do Pará, com risco também para danos, mas não se descartam transtornos nas demais localidades. Por isso, a temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 80% em quase toda a região.

O dia continua com previsão de chuva, em quase toda a região Centro-Oeste do país. Destaque para Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, onde tem expectativa de pancadas com maior intensidade ao longo do dia, com riscos de alagamentos. Chove forte também no extremo norte do Mato Grosso do Sul. No restante do estado, o tempo segue firme. Os termômetros podem registrar temperatura mínima de 15 graus e máxima de 33°C. Umidade relativa do ar deve variar entre 100% e 30%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp