06/01/2021 às 18h28min - Atualizada em 06/01/2021 às 18h28min

O tempo e a temperatura, nesta quinta-feira (7)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta quinta-feira (7).

Na região Sudeste do país a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica entre o norte paulista e o triângulo mineiro, somado ao corredor de umidade, aumentam as pancadas de chuva nas áreas do triângulo e sul de Minas Gerais e norte paulista. No sul, oeste e Vale do Ribeira, a chuva perde intensidade e passa a ser mais isolada. No Rio de Janeiro, o tempo é marcado por temperaturas em ascensão, com pancadas rápidas de chuvas isoladas. No Espírito Santo, chove com fraca intensidade no sul do estado, enquanto que, na metade norte, o tempo continua firme e ensolarado. As temperaturas variam entre 15 e 33 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 40 e 100 por cento.

O sol deve aparecer um pouco mais na região Sul do país. No entanto, há alerta para temporais, com raios e rajadas de vento, que ficam acima de 75km/h em especial no leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O alerta de temporais segue para toda a região. A atenção deve ser redobrada para as chuvas, trovoadas e ventos fortes no decorrer do dia desde as faixas leste e nordeste do Rio Grande do Sul até o norte e o litoral do Paraná. Florianópolis deve ter uma chuva mais volumosa. Na metade sul do Rio Grande do Sul, a chuva é cada vez mais isolada e com fraca intensidade. As temperaturas na região devem variar entre 15º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 100%.

O padrão de chuva na região Nordeste do Brasil segue parecido com o dos últimos dias. Ou seja, sem episódios de chuvas intensas e volumosas, com alguns acumulados mais significativos sobre o Maranhão, enquanto, que, nas demais áreas, pode chover de forma breve, isolada e passageira. Grande parte da Bahia, interior do Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba seguem com a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A região Norte do país pode ter uma intensificação dos temporais pelos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, além do norte do Pará e no Amapá. Esses estados devem registrar chuva a qualquer momento do dia com acumulados bastante significativos e risco para transtornos. Nas demais áreas da região, chuva é passageira, mas que também tem intensidade forte em pontos localizados, que vem com trovoadas e rajadas de vento. De maneira geral, as temperaturas seguem altas, e só não chove no leste do Tocantins. A temperatura pode variar entre 21 e 36 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 60% por quase toda a região.

A nebulosidade e a chuva diminuem na maior parte da região Centro-Oeste do país, principalmente no Mato Grosso do Sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o sol também aparece, mas pode haver pancadas de chuvas com trovoadas, ao longo da tarde e começo da noite. A temperatura mínima pode ficar em 18 graus, com máximas de 36. Umidade relativa do ar pode variar entre 100 e 30%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp