27/10/2019 às 01h33min - Atualizada em 27/10/2019 às 01h33min

Max Verstappen é punido e perde a pole position no GP do México

Piloto tinha a pole provisória e baixou seu tempo, após a bandeira amarela dada no acidente de Valtteri Bottas. Leclerc assume a pole, seguido de Vettel e Hamilton.

Max Verstappen já tinha em suas mãos a pole position provisória, quando Valtteri Bottas bateu na curva final de sua última volta no final do Q3. Com isso, uma única bandeira amarela foi acenada no posto ao lado de fora da entrada para a curva final, fazendo com que Verstappen fizesse uma volta ainda mais rápida. O holandês admitiu que não tirou o pé quando viu a batida de Bottas e acabou punido após reunião com os comissários. Com isso, Charles Leclerc vai largar da pole, seguido de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

“Vi que Vatteri tinha batido. Parecia que eu tinha tirado o pé? Não, não reduzi”, disse o holandês, de modo convicto.

Verstappen havia conquistado a segunda pole na Fórmula 1, mas foi punido em três posições no grid de largada. Antes de todas as etapas da Fórmula 1, durante a reunião com comissários, os pilotos são orientados e sabem que devem desacelerar durante bandeiras amarelas. No ano passado Marcus Ericsson passou pela mesma situação e foi punido em cinco posições no grid, no entanto, ele desobedeceu bandeiras amarelas duplas.

Em documento, os comissários da Fórmula 1 explicaram a punição a Verstappen.

“Verstappen admitiu que estava ciente de que o carro 77 (Valtteri Bottas) bateu e viu o carro no lado esquerdo da pista, mas não estava ciente da bandeira amarela ondulada. Ele também admitiu não reduzir sua velocidade no setor amarelo. Os comissários observaram nas imagens a bordo do carro 33, que a bandeira amarela ondulada era claramente visível e mostrada com bastante antecedência. O piloto anterior (Vettel) reduziu a velocidade significativamente conforme os regulamentos”, explicaram.

O GP do México começa às 16h10 (de Brasília) deste domingo (27).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp