04/09/2020 às 10h51min - Atualizada em 04/09/2020 às 10h51min

Vacina da Rússia é segura e induziu resposta imune contra coronavírus, diz revista cientifica The Lancet

Resultados Indicaram que 100% dos participantes desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus sem efeitos colaterais graves.

A revista científica The Lancet, uma das mais importantes do mundo, divulgou um estudo nesta sexta-feira (4) em que indica que a vacina russa para a Covid-19 não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.

A “Sputnik V” foi registrada no mês passado na Rússia, mas a falta de estudos publicados sobre os testes gerou desconfiança na comunidade internacional.

O relatório divulgado pela revista mostra que os resultados, referentes às fases 1 e 2 dos testes, não apresentaram efeitos adversos até 42 dias depois da imunização dos participantes.

Todos desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) dentro de 21 dias.

Na fase 3, o objetivo é verificar a eficácia em larga escala. As etapas costumam ser conduzidas separadamente, mas, no caso da pandemia, por causa da urgência dos resultados, várias vacinas têm sido testadas simultaneamente em mais de uma fase.

O imunizante foi produzido pelo Instituto Gamaleia de Moscou e batizado de Sputnik V. De acordo com uma emissora estatal russa, um professor do instituto, Víctor Zúyev, afirmou que “não há nada surpreendente” e que “fizeram esta vacina na mesma plataforma que a do ebola, por isso foi criada tão rapidamente”.

No Brasil, o governo do Paraná firmou uma parceria para desenvolver a vacina russa e, nesta sexta-feira, informou que o pedido de registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser feito em 10 dias. Os testes no país devem começar em 1 mês.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp